O aluno será capaz de compreender e utilizar vocabulário relacionado a níveis financeiros e comportamentos de gastos, além de fazer e entender perguntas sobre reservas em hotéis e restaurantes, incluindo serviços e datas.

Olá! Na aula de hoje, vamos continuar falando sobre dinheiro, mas de uma forma diferente: como as pessoas descrevem sua situação financeira e seus hábitos de gasto no Brasil. Depois, vamos ver como fazer reservas em hotéis!

Texto/Explicação com Vocabulário:

No Brasil, falamos muito sobre dinheiro. As pessoas têm diferentes situações financeiras:

  • Quando a pessoa tem muito dinheiro, ela é rica ou abastada. Informalmente, dizemos que ela é ‘bem de vida’. (Mostrar exemplos de pessoas bem de vida, se tiver imagens).
  • Quando a pessoa não tem dinheiro, ela é pobre ou modesta. Dizemos que ela tem ‘uma vida difícil’. (Explicar que “modesta” é uma forma mais suave de dizer “pobre”.)
  • A pessoa que não é rica nem pobre é de classe média. Esta é a maioria das pessoas no Brasil.

Agora, sobre como as pessoas gastam o dinheiro:

  • A pessoa que gasta muito dinheiro com os outros é generosa. Ela gosta de ajudar e presentear.
  • A pessoa que não gosta de gastar dinheiro é avarenta, ‘pão-dura’ ou ‘mão de vaca’. Essas duas últimas são gírias, mas muito usadas! (‘Pão-dura’ é literalmente ‘hard bread’, mas significa que a pessoa segura o dinheiro como se fosse um pão duro, difícil de soltar. ‘Mão de vaca’ significa que a pessoa tem a mão tão fechada que parece uma teta de vaca, difícil de tirar o dinheiro).
  • O contrário de ‘gastar dinheiro’ é ‘guardar dinheiro’ ou economizar.

No Brasil, pagamos as contas de diferentes formas:

  • Em dinheiro vivo‘ (dinheiro em papel e moedas, não digital).
  • Boleto bancário (um tipo de conta para pagar em banco ou lotérica).
  • PIX (Um sistema de pagamento eletrônico instantâneo muito popular no Brasil. É uma transferência online muito rápida, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana).
  • E, principalmente, com cartão de débito ou cartão de crédito.
  • Atenção: Existem lugares que não aceitam cheque e, às vezes, nem cartão (geralmente lugares muito pequenos ou informais). É bom perguntar antes!

Perguntas de Interpretação (Vocabulário de Dinheiro):

  1. Se uma pessoa tem ‘uma vida difícil’, ela tem muito ou pouco dinheiro? 
  2. O que significa ser ‘pão-dura’? 
  3. Qual é o contrário de ‘gastar dinheiro’? 
  4. Além de dinheiro vivo, quais são as formas mais comuns de pagar no Brasil? 
  5. Você é ‘mão de vaca’?

Audio em desenvolvimento

Prática com o professor – Reservas em Hotel/Restaurante

Imagine que você quer ficar em um hotel ou jantar em um restaurante. Vamos aprender as frases e perguntas importantes.

Vocabulário de Hotel e Serviços:

  • Quarto de solteiro: Single room (para uma pessoa)
  • Quarto de casal: Double room / Couple’s room (para duas pessoas, geralmente com cama grande)
  • Diária: Daily rate (o preço por um dia/noite no hotel)
  • Serviço de quarto: Room service
  • A piscina: The pool
  • O ar-condicionado: The air conditioning
  • O frigobar: The minibar (mini-refrigerador no quarto)
  • O bar / O café: The bar / The coffee shop
  • O Wi-Fi: The Wi-Fi
  • A academia: The gym
  • A sauna: The sauna
  • O café da manhã / O almoço / O jantar: Breakfast / Lunch / Dinner

Frases Essenciais para Reservas:

  • “Eu gostaria de fazer uma reserva.” (Polido e direto)
  • “Eu gostaria de um quarto de solteiro / quarto de casal.”
  • “Para quantas pessoas?” (Pergunta que o hotel fará)
  • “Para duas pessoas.” (Sua resposta)
  • “Para qual dia / quais dias?” (Pergunta que o hotel fará)
  • “A reserva é do dia [número] ao dia [número].” (Ex: “A reserva é do dia 25 ao dia 28 de julho.”)
  • “Quais os serviços do hotel?” (Para perguntar sobre o que o hotel oferece)
  • “No hotel tem piscina, restaurante, café da manhã…?” (Perguntando se há um serviço específico)
  • “Quanto é a diária?” (Para perguntar o preço por noite)
  • “Onde fica o hotel?” (Se precisar saber a localização exata)

Vamos simular uma ligação ou conversa na recepção do hotel.

Diálogo Simulado:

Você (aluno): “Olá, boa tarde! Eu gostaria de fazer uma reserva, por favor.”

Recepcionista: “Boa tarde! Para qual dia e quantas pessoas?” 

Você (aluno): “A reserva é do dia 22 ao dia 25 de agosto, para uma pessoa.”

Recepcionista: “Certo. Um quarto de solteiro, então. A diária é R$ 180,00. Tudo bem?”

Você (aluno): “Sim, tudo bem. E quais os serviços do hotel? Tem piscina ou Wi-Fi?”

Recepcionista: “Sim, no hotel tem piscina, academia, e o Wi-Fi é gratuito. O café da manhã também está incluído.” 

Você (aluno): “Ótimo! Então, eu quero reservar. Meu nome é…”

Agora, algumas frases para restaurante, que são mais simples:

  • “Eu gostaria de fazer uma reserva para [número] pessoas.”
  • “Para que horas?”
  • “A mesa é para [número] pessoas.” (Ao chegar)

Exercício Rápido (Oral): Professor: “Como você pediria um quarto para um casal? E para perguntar se tem ar-condicionado?”

  1. “Eu gostaria de um ________________.” (quarto de casal)
  2. “No hotel tem ________________?” (ar-condicionado)
  3. “Quanto é a ________________?” (diária)

Exercícios de Revisão: Aulas 1 a 4 (Nível A1)

Olá! Chegou a hora de revisar tudo o que aprendemos nas últimas aulas: sobre sua família, sua rotina, descrevendo pessoas e coisas, falando de dinheiro e viagens. Vamos praticar!


1: Conecte e Conjugue (Verbos e Descrição)

Ligue o pronome ou a pessoa ao verbo e complete a frase. Use os verbos no presente do indicativo.

Verbos para usar: SER, TER, TRABALHAR, ESTUDAR, MORAR, FAZER, IR, ESTAR.

  1. Eu __________ (ser) __________ (estudante).

  2. Minha família __________ (ser) __________ (pequeno/a).

  3. Nós __________ (morar) __________ (em + a) casa grande.

  4. Pedro __________ (trabalhar) __________ (e) Maria __________ (ser) __________ (professor/a).

  5. A gente __________ (fazer) __________ (muito) __________ (exercício).

  6. Vocês __________ (ir) __________ (para) __________ (o) Brasil de avião.

  7. Onde __________ (estar) __________ (o) livro? Ele __________ (estar) __________ (em + a) mesa.

  8. Tu __________ (ter) __________ (muito) __________ (amigo/a)?


2: Qual a Pergunta? (Pronomes Interrogativos e Vocabulário)

Leia a resposta e crie a pergunta que se encaixa, usando os pronomes interrogativos (Qual?,O quê?, Quem?, Onde?, Como?, Quanto?).

  1. ___________________________________?

    Resposta: Meu nome é Ana.

  2. ___________________________________?

    Resposta: Eu moro em Pelotas.

  3. ___________________________________?

    Resposta: Meu pai é médico.

  4. ___________________________________?

    Resposta: A camiseta custa R$ 45,00.

  5. ___________________________________?

    Resposta: Eu vou viajar de avião.

  6. ___________________________________?

    Resposta: Eu estou no hotel.

  7. ___________________________________?

    Resposta: A diária do quarto é R$ 150,00.

  8. ___________________________________?

    Resposta: Eu sou generoso.


3: Corrija a Frase (Gênero, Conjugação e Preposições)

As frases abaixo têm erros. Encontre e corrija os erros, reescrevendo a frase inteira.

  1. A casa é bonito.

  2. Nós vai para o parque.

  3. Eu estou em o Brasil.

  4. Meu pai é médica.

  5. A gente comem frutas.

  6. Quanto é a camiseta? Ela custa R$ 50,00.

  7. Eu tem um irmão.

  8. Ele é uma pessoa pão-dura.


4: Descrição de Cenário (Produção Escrita/Oral)

Imagine que você está no Brasil. Descreva em 3 a 5 frases simples o que você vê e o que você faz. Use vocabulário das aulas (dinheiro, família, rotina, viagem, adjetivos, verbos).

Sugestões para o aluno:

  • Onde você está? (Na cidade, na praia, no hotel?)

  • O que você vê? (Pessoas, lugares, objetos?)

  • O que você faz? (Come, estuda, visita, compra?)

  • Como você se sente? (Feliz, animado?)


5: Complete o Diálogo (Revisão Geral)

Complete o diálogo com as palavras ou conjugações adequadas, baseadas em tudo o que aprendemos.

A: Olá! Meu nome ______ (ser) Ana. E o seu?

B: Oi, Ana! Meu nome ______ (ser) João. Eu ______ (ser) de Portugal, mas ______ (morar) ______ (em + a) São Paulo agora.

A: Que legal! Sua família ______ (ser) daqui?

B: Não. Minha família ______ (estar) ______ (em) Portugal. Eu ______ (ter) uma irmã. Ela ______ (estudar) lá.

A: Entendi. E o que você ______ (fazer) aqui ______ (em) São Paulo?

B: Eu ______ (trabalhar) e ______ (estudar) português.

A: Muito bem! E você ______ (ir) _______ (para) a praia nas férias?

B: Eu ______ (ir) sim! ______ (A gente) ______ (ir) ______ (de) ônibus. O hotel ______ (estar) ______ (em + a) frente ______ (a + a) praia.

A: Que ______ (bom/boa)! Quanto ______ (ser) a diária do hotel?

B: A diária ______ (ser) R$ 120,00.

A: ______ legal!


6: Classifique os Gastadores (Vocabulário de Dinheiro)

Leia a frase sobre o hábito de gastar dinheiro e classifique a pessoa: generosa, avarenta, pão-dura, mão de vaca.

  1. Maria sempre compra presentes para os amigos. Ela é __________.

  2. João nunca paga a conta no restaurante. Ele é __________.

  3. Minha tia não gosta de gastar nenhum centavo. Ela é muito __________.

  4. Pedro sempre empresta dinheiro quando preciso. Ele é __________.

  5. Meu vizinho tem muito dinheiro, mas não compra nada novo. Ele é um __________.

  6. Você sempre paga a primeira rodada de bebidas? Você é __________.

  7. Minha mãe guarda todo o dinheiro, ela não gosta de gastar. Ela é __________.

  8. O chefe deu uma festa para todos os funcionários. Ele é __________.

Nota Extra

Dica Cultural

Dica de Vocabulário: “Poupar”

  • Significado: É um sinônimo para “guardar dinheiro” ou “economizar”. Significa não gastar para acumular para o futuro.
  • Exemplo: “É importante poupar para a sua próxima viagem ao Brasil!” ou “Eu poupo dinheiro todo mês para comprar um carro.”

 

Dica Cultural: “Cuidado com ‘golpes’!”

  • Significado: No Brasil, infelizmente, existem pessoas que tentam enganar turistas para roubar dinheiro. Isso é chamado de “golpe”.
  • Dica para o aluno: Seja sempre atento com seus pertences, especialmente em locais muito cheios. Se algo parecer “bom demais para ser verdade”, ou se alguém estranho oferecer muita ajuda sem você pedir, desconfie! Em bancos ou caixas eletrônicos, procure sempre ajuda de funcionários do banco, nunca de estranhos. E se for usar o PIX com alguém desconhecido, confirme bem os dados. A maioria das pessoas no Brasil é muito hospitaleira e honesta, mas é sempre bom ficar alerta para sua segurança financeira.

Conversação e Aplicação

Vamos praticar as duas partes da aula. Primeiro, sobre dinheiro e depois sobre reservas.

Atividade 1: Descrevendo Pessoas e Dinheiro

  • Pense em alguém que você conhece (pode ser um personagem ou amigo imaginário) e use as palavras que aprendemos para descrevê-lo(a) em relação a dinheiro e gastos.
    • Ex: “Meu vizinho é bem de vida.” ou “Minha tia é muito generosa.”
  • Você se considera ‘mão de vaca’ ou ‘generoso(a)’? Por quê? 
  • Você guarda dinheiro ou gasta muito?”

Atividade 2: Role-Play – Fazendo uma Reserva

  • Vamos simular duas situações. Primeiro, você liga para um hotel para fazer uma reserva. Depois, você liga para um restaurante.
    • Situação 1: Hotel
      • Você (aluno): Liga para o hotel, pergunta a diária, pergunta se tem Wi-Fi e piscina, e faz a reserva para duas pessoas do dia 10 ao dia 12 do próximo mês.
      • Professor: É o recepcionista, responde às perguntas e confirma a reserva.
    • Situação 2: Restaurante
      • Você (aluno): Liga para um restaurante, pergunta se é possível fazer uma reserva, e reserva uma mesa para três pessoas às 20h.
      • Professor: É o atendente do restaurante, pergunta a hora e o número de pessoas e confirma a reserva.

Muito bem! Hoje aprendemos vocabulário importante sobre dinheiro e comportamentos, e você praticou como fazer reservas em hotéis e restaurantes. Você está cada vez mais preparado para suas viagens no Brasil!