A Família de Ana
Olá! Meu nome é Ana. Eu sou brasileira. Eu moro em Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Minha família é pequena. Meu pai se chama João. Ele é médico. Minha mãe se chama Maria. Ela é professora. Eu tenho um irmão. O nome dele é Pedro. Ele estuda na universidade.
De manhã, meu pai trabalha e minha mãe também. Eu estudo português. À tarde, eu gosto de ler livros e Pedro joga futebol. À noite, a família janta junta.
Perguntas de Interpretação:
- Qual é o nome da mulher do texto? (Ana)
- De onde Ana é? (Ela é brasileira.)
- Onde Ana mora? (Em Pelotas, no Rio Grande do Sul.)
- Quantas pessoas tem na família de Ana? (Quatro pessoas: Ana, o pai, a mãe e o irmão.)
- O que o pai de Ana faz? (Ele é médico.)
- E a mãe? (Ela é professora.)
- O que Pedro faz? (Ele estuda na universidade e joga futebol.)
- O que a família faz à noite? (A família janta junta.)
Audio em desenvolvimento
No texto, vimos algumas ações, como ‘trabalhar’, ‘estudar’, ‘morar’, ‘ter’, ‘ser’. Estes são verbos, palavras que indicam ações, estados ou fenômenos. Hoje vamos focar nos verbos regulares que terminam em -AR, -ER e -IR no presente do indicativo, que usamos para falar de rotinas e fatos.
No Brasil, usamos muito o você no dia a dia, mas é bom saber que também existe o tu, que é usado em algumas regiões. E para falar de ‘nós’ de forma mais informal, usamos a gente. Os verbos irregulares não seguem a mesma regra e serão estudados separadamente.
Pronome | Conjugação | Exemplo |
---|---|---|
Eu | trabalho | Eu trabalho de manhã. |
Tu | trabalhas | Tu trabalhas muito? |
Você/Ele/Ela | trabalha | Você/Ele/Ela trabalha hoje? |
A gente | trabalha | A gente trabalha perto daqui. |
Nós | trabalhamos | Nós trabalhamos todos os dias. |
Vocês/Eles/Elas | trabalham | Vocês/Eles/Elas trabalham desde jovem. |
Pronome | Conjugação | Exemplo |
---|---|---|
Eu | como | Eu como pão no café da manhã. |
Tu | comes | Tu comes arroz e feijão? |
Você/Ele/Ela | come | Você/Ele/Ela come frutas todos os dias. |
A gente | come | A gente come fora às vezes. |
Nós | comemos | Nós comemos pizza no sábado. |
Vocês/Eles/Elas | comem | Vocês/Eles/Elas comem salada. |
Pronome | Conjugação | Exemplo |
---|---|---|
Eu | abro | Eu abro a porta. |
Tu | abres | Tu abres a janela para ventilar. |
Você/Ele/Ela | abre | Você/Ele/Ela abre a janela. |
A gente | abre | A gente abre a loja cedo. |
Nós | abrimos | Nós abrimos o livro. |
Vocês/Eles/Elas | abrem | Vocês/Eles/Elas abrem a garrafa de vinho. |
Pronome | Verbo SER (to be) |
Verbo TER (to have) |
---|---|---|
Eu | sou | tenho |
Tu | és | tens |
Você/Ele/Ela | é | tem |
Nós | somos | temos |
A gente | é | tem |
Vocês/Eles/Elas | são | têm (observe o acento) |
Exercícios de Fixação – Aula 1 (Nível A1)
Professor: “Olá! Chegou a hora de praticar o que aprendemos na nossa primeira aula sobre a família, a rotina e os verbos. Vamos lá!”
Exercício 1: Complete as Lacunas (Texto com Preenchimento)
Professor: “Leia o texto abaixo e complete as lacunas com os verbos (trabalhar, estudar, morar, ser, ter) na conjugação correta, ou com as palavras adequadas.”
Olá! Meu nome ____ Mariana. Eu ____ brasileira. Eu ____ em São Paulo.
Minha família ____ grande. Eu ____ um pai e uma mãe. Meu pai ____ (trabalhar) no banco e minha mãe ____ (ser) médica. Eu ____ (ter) duas irmãs. Elas ____ (estudar) na mesma universidade que eu.
De manhã, eu ____ (estudar) português. À tarde, ____ (a gente) ____ (gostar) de ler. À noite, minha família ____ (jantar) junta. Nós ____ (ser) muito felizes!
Exercício 2: Traduza do Inglês para o Português
Professor: “Tente traduzir as frases abaixo para o português. Use os verbos e o vocabulário que vimos na aula.”
- My name is John. I am Brazilian.
- I live in Rio. My family is small.
- I have one brother. He studies.
- My mother works in the morning.
- We have lunch together at night.
- Are you happy?
Exercício 3: Corrija os Erros
Professor: “As frases abaixo contêm erros de conjugação verbal ou de concordância simples. Encontre-os e reescreva as frases corretamente.”
- Eu somos estudante.
- Meu pai trabalha. Ele é médica.
- Nós tem uma casa.
- A gente comem pão.
- Você moro em Pelotas?
- Eles é amigos.
Exercício 4: Escolha a Opção Correta
Professor: “Para cada frase, escolha a palavra ou a forma verbal que melhor completa o sentido.”
- Meu nome (é / são) Pedro.
- Eu (morar / moro) no Brasil.
- Minha irmã (ter / tem) um cachorro.
- Nós (estudar / estudamos) português todos os dias.
- (Ele / Ela) é minha mãe.
- (A gente / Nós) trabalha muito.
Dica de Pronúncia: A letra “R” no início de palavras (como em Rio, Rede, Rua) tem um som parecido com o “H” em inglês (como em house). No interior das palavras, o “R” simples (como em caro, amor) tem um som mais suave, quase como o “tt” de butter em inglês americano. Tente praticar: Rato, caro.

– Quem está na imagem?
– (pai, mãe, criança)
– (jantam, sorriem, conversam, a mãe serve a comida)
– (Quantas pessoas, homem/mulher/criança?)
– O que eles fazem? (Qual a ação?)
– Onde eles estão? (Na casa, na rua?)
– Eles parecem felizes?
– Quantas pessoas tem na imagem?
– Quais alimentos podemos ver na imagem?
Perguntas e Respostas Rápidas
Vamos praticar mais com perguntas e respostas curtas. Eu pergunto, você responde ou vice-versa.
- Você está em casa agora? (Sim, estou em casa. / Não, estou na escola/trabalho.)
- Você vai à praia este ano?
- Tu vais de carro ou de ônibus para o trabalho/escola?
- A gente vai precisar de um mapa para encontrar o hotel?
- Onde está seu celular?
- Como seria uma viagem perfeita pra você? (quantos dias? valor a gastar. na praia, nas montanhas, etc… em qual lugar?)
- Você vai ao supermercado hoje?
Sugestões de resposta:
- Sim, eu estou em casa./Não, estou na escola/trabalho.
- sim, pretendo ir./eu já fui.
- Eu vou de…
- Sim, vamos precisar./Não, não vamos precisar.