limpeza e organização diária – Rotina e Convites

Olá! Na aula de hoje, vamos aprender a falar sobre a organização da nossa casa, como marcar compromissos, convidar pessoas e, claro, como falar as horas e datas no dia a dia!

O Fim de Semana de Ana

Vamos ler sobre o fim de semana da Ana. Prestem atenção aos horários, às atividades de limpeza e aos convites que ela recebe.


O Fim de Semana de Ana: Organização e Diversão!

Ana costuma ter os fins de semana bem organizados. No sábado de manhã, ela limpa a casa. Ela lava a roupa, varre o chão e tira o pó dos móveis. Ela sempre organiza tudo, ? Ela termina de limpar antes do meio-dia.

No sábado à tarde, Ana tem um compromisso. Às duas e meia (14h30min), ela vai encontrar a amiga Maria no shopping. Elas vão comprar algumas coisas e depois vão a um café.

No sábado à noite, Ana recebe um convite. Pedro liga para ela: “Oi, Ana! Que tal a gente ir a um show de rock hoje às vinte e uma horas (21h)? Começa em ponto!” Ana pensa. Ela adora shows, não é mesmo? “Eu adoraria! Eu estou livre hoje à noite. O show é no teatro da cidade?” Pedro responde: “Sim, no Teatro Municipal. O ingresso custa 50 reais.” “Combinado! Até mais!”, diz Ana.

No domingo de manhã, Ana acorda mais tarde. Às dez horas, ela faz o café da manhã. Depois do almoço, ela passa a tarde lendo um livro. No domingo à noite, ela não faz muito. Ela prepara a comida para a semana e dorme cedo. Ela está sempre planejando a semana nova.

A vida de Ana é assim: um pouco de trabalho e muita diversão, ?

Perguntas para Discussão/Compreensão do Texto:

  1. O que a Ana faz no sábado de manhã? Ela termina antes de que horas?

  2. A que horas a Ana encontra a Maria no sábado à tarde?

  3. Qual é o convite do Pedro para Ana no sábado à noite? Que horas começa?

  4. Ana aceita ou recusa o convite? Por quê?

  5. O que Ana faz no domingo de manhã e à tarde?

  6. Qual o significado de “né” e “não é mesmo” no texto? Dê exemplos.

  7. Como a Ana organiza a sua semana no domingo à noite?

Vocabulário: Limpeza e Organização da Casa

 

  • Limpar: To clean

  • Organizar: To organize

  • Arrumar: To tidy up / To arrange (pode ser usado como “organizar” ou “arrumar a cama”)

  • Lavar: To wash (roupa, louça, carro)

  • Passar (roupa): To iron

  • Varrer: To sweep

  • Tirar o pó: To dust

  • Fazer a cama: To make the bed

Expressão de Hábitos e Frequência (Revisão e Conexão)

Relembrando a aula passada, usamos algumas palavras para falar com que frequência fazemos as coisas de limpeza e organização.

  • todos os dias = diário (daily)

  • de 7 em 7 dias = semanal (weekly)

  • de 30 em 30 dias = mensal (monthly)

  • de 6 em 6 meses = semestral (biannual/semiannual)

  • de 12 em 12 meses = anual (annual)

Períodos do Dia:

  • De manhã / À manhã: (between 6 AM and 12 PM)

  • De tarde / À tarde: (between 12 PM and 6 PM)

  • De noite / À noite: (between 6 PM and 12 AM)

  • De madrugada: (after midnight, early hours of the morning)

    • Ex: Eu corro de manhã, trabalho de tarde e estudo de noite.

    • Ex: Chego em casa de madrugada (ou às duas horas da madrugada).

    • Ex: Chego na faculdade antes das 10h. / Depois do almoço vou ao supermercado.

Audio em desenvolvimento

O Presente Contínuo

Agora, vamos aprender a falar sobre o que está acontecendo AGORA ou sobre atividades que são uma prática ATUAL na sua vida.

Conjugação dos Verbos ‘Limpar’ e ‘Organizar’ (Presente do Indicativo):

PronomeLimpar (To clean)Organizar (To organize)
Eulimpoorganizo
Tulimpasorganizas
Você/Ele/Elalimpaorganiza
A gentelimpaorganiza
Nóslimpamosorganizamos
Vocês/Eles/Elaslimpamorganizam

Quem gosta de limpar a casa? Você ‘organiza’ o seu quarto todos os dias?

As Horas e Datas

Professor: “Saber falar as horas e as datas é essencial para marcar compromissos!”

As Horas:

Para falar as horas em português, sempre é usado o verbo SER.

  • Pergunta: O verbo deve estar sempre na 3ª pessoa do plural (são).

    • Que horas são? (What time is it?)

  • Resposta: Depende do horário. 1h, 12h ou 0h são sempre precedidos pela forma da 3ª pessoa do singular (É).

    • É uma hora. (It’s one o’clock.)

    • É meio-dia. (It’s midday/noon.)

    • É meia-noite. (It’s midnight.)

    • São duas e meia. (It’s two thirty.)

    • São treze horas em ponto. (It’s exactly 13:00 / 1 PM sharp.)

Diferenças Português vs. Inglês (Horas):

  • Verbo: Português usa SER (é/são). Inglês usa TO BE (it is).

    • PT: É uma hora. / São duas horas.

    • EN: It is one o’clock. / It is two o’clock.

  • Estrutura:

    • PT: Mais comum “horas + e + minutos” ou “minutos para as horas”.

      • Uma e quinze (1:15) / Quinze para as duas (1:45)

    • EN: “minutes past/to hour” ou simplesmente “hour minutes”.

      • “Quarter past one” / “Quarter to two” ou “One fifteen” / “One forty-five”.

  • Meia-noite e Meio-dia:

    • PT: É meio-dia. / É meia-noite. (não se diz “são” para estes).

    • EN: It’s noon. / It’s midnight.

Abreviaturas:

  • O show começa às 21h. (21 horas)

  • Eu saio de casa às 7h15. (7 horas e quinze minutos)

  • O ônibus passa às 13h45min. (13 horas e 45 minutos)

Datas:

  • Hoje é dia _____ de _____ de ______. (Today is the _____ of _____ of ______.)

  • Meu aniversário é em ______. (My birthday is in ______.)

  • A reunião será no dia _____ de _____. (The meeting will be on the _____ of _____.)

Marcar Compromissos e Convidar 

Agora que sabemos as horas, vamos aprender a marcar encontros e convidar pessoas!

Fazendo um Convite:

  • Vamos a… [lugar/evento]? (Let’s go to…)

    • Ex: Vamos ao cinema?

  • Que tal a gente ir a…? (How about we go to…?)

    • Ex: Que tal a gente ir ao show?

  • Você gostaria de ir a…? [comigo]? (Would you like to go to… [with me]?)

    • Ex: Você gostaria de ir ao restaurante comigo?

Aceitar um Convite:

  • Eu posso. (I can.)

  • Eu estou livre. (I’m free.)

  • Eu quero. (I want to.)

  • Eu adoraria! (I’d love to!)

  • Eu gostaria! (I’d like to!)

  • Sim! Que horas? (Yes! What time?)

Recusar um Convite:

  • Eu não posso. Porque… (I can’t. Because…)

    • Ex: Eu não posso. Porque eu tenho outro compromisso.

  • Eu não estou livre. (I’m not free.)

  • Eu não quero, porque… (I don’t want to, because…)

  • Eu não gostaria. (I wouldn’t like to.)

  • Talvez na próxima vez. (Maybe next time.)

Diferenças Pretérito Perfeito (Português vs. Inglês):

  • Português (Pretérito Perfeito): Geralmente foca na ação concluída no passado, sem necessariamente conectar ao presente.

    • Ex: Eu limpei a casa ontem. (Ação de limpar terminou ontem.)

  • Inglês (Simple Past): Similar ao português para ações concluídas no passado.

    • Ex: I cleaned the house yesterday.

  • Inglês (Present Perfect): O inglês tem o “Present Perfect” (e.g., I have cleaned) que é usado para ações que começaram no passado e continuam ou têm resultado no presente, ou que aconteceram num passado recente não especificado. O português geralmente usa o Presente para hábitos ou o Pretérito Perfeito para ações concluídas, e o Presente Contínuo para ações em andamento. Não há uma correspondência direta do Present Perfect do inglês no português com uma única forma verbal.

    • Ex: I have cleaned the house. (Pode ser que a casa ainda esteja limpa agora, ou a ação é recente.)

    • PT Equivalente: Eu limpei a casa. (Simplesmente que a ação de limpar aconteceu.)

    • PT Equivalente (para resultado no presente): A casa está limpa.

Conjugação dos Verbos ‘Limpar’ e ‘Organizar’ (Pretérito Perfeito):

PronomeLimpar (To clean)Organizar (To organize)
Eulimpeiorganizei
Tulimpasteorganizaste
Você/Ele/Elalimpouorganizou
A gentelimpouorganizou
Nóslimpamosorganizamos
Vocês/Eles/Elaslimparamorganizaram

Exercícios de Fixação: Aula 9 – Gramática

Vamos praticar a gramática da Aula 9 sobre limpeza, horas, convites e mais!


1: Conjugue os Verbos (Presente do Indicativo)

Conjugue os verbos ‘limpar’ e ‘organizar’ no presente do indicativo, de acordo com o sujeito.

  1. Eu __________ (limpar) a cozinha todos os dias.

  2. Nós __________ (organizar) a sala antes da festa.

  3. Você __________ (limpar) o seu quarto todo sábado?

  4. Eles __________ (organizar) os documentos do escritório.

  5. A gente __________ (limpar) a casa de manhã.

  6. Tu __________ (organizar) as tuas coisas?


2: Conjugue os Verbos (Pretérito Perfeito)

Conjugue os verbos ‘limpar’ e ‘organizar’ no pretérito perfeito, de acordo com o sujeito.

  1. Eu __________ (limpar) o banheiro ontem.

  2. Nós __________ (organizar) a cozinha no fim de semana passado.

  3. Ela __________ (limpar) as janelas pela manhã.

  4. Vocês __________ (organizar) o armário no mês passado?

  5. A gente __________ (limpar) a garagem na semana passada.

  6. Tu __________ (organizar) os teus livros?


3: Complete com ‘É’ ou ‘São’

Complete as frases com a forma correta do verbo SER (‘É’ ou ‘São’) para indicar as horas.

  1. __________ dez horas.

  2. __________ meio-dia e quinze.

  3. Que horas __________?

  4. __________ uma hora da tarde.

  5. __________ sete e quarenta e cinco da noite.

  6. __________ meia-noite em ponto.


4: Escreva as Horas por Extenso

Escreva as horas abaixo por extenso em português. Use ‘e’ para minutos.

  1. 08:00h: ___________________________________

  2. 14:30h: ___________________________________

  3. 20:10h: ___________________________________

  4. 01:45h: ___________________________________ (Use “para as”)

  5. 12:00h: ___________________________________

  6. 00:00h: ___________________________________


5: Escolha o Período do Dia Correto

Escolha a expressão mais adequada para o período do dia.

  1. Eu corro __________ (de manhã / de manhã cedo) todos os dias.

  2. Eles trabalham __________ (de tarde / à tarde) até as 18h.

  3. A festa começa __________ (de noite / à noite) às 20h.

  4. Ela chegou em casa __________ (de madrugada / de manhã) depois das 2h.

  5. O café da manhã é servido __________ (de manhã / à manhã).


6: Complete com ‘Antes de’ ou ‘Depois de’

Complete as frases com ‘Antes de’ ou ‘Depois de’.

  1. Eu sempre tomo café __________ sair para o trabalho.

  2. __________ almoçar, vou ao banco.

  3. Ele sempre lê um livro __________ dormir.

  4. Nós vamos ao supermercado __________ as sete da noite.

  5. __________ ir à academia, eu como uma fruta.


7: Monte um Convite

Usando as frases de convite da aula, crie um convite para as seguintes situações:

  1. Convidar um amigo para ir ao cinema no sábado à noite. ___________________________________

  2. Convidar alguém para um jantar na sua casa. ___________________________________

  3. Sugerir ir a um parque no domingo à tarde. ___________________________________


8: Aceitar ou Recusar um Convite

Responda aos convites abaixo, uma vez aceitando e uma vez recusando (dando um motivo para a recusa).

Convite: “Você gostaria de ir ao show da banda ABR no sábado às 21h?”

  1. (Aceitar): ___________________________________

  2. (Recusar): ___________________________________


9: Complete com ‘né’ ou ‘não é mesmo’

Complete as frases com ‘né’ ou ‘não é mesmo’.

  1. Hoje está um dia lindo, __________?

  2. Você vai à festa amanhã, __________?

  3. É importante estudar todos os dias, __________?

  4. Este bolo está delicioso, __________?

  5. A aula de português é muito interessante, __________?


10: Presente ou Pretérito Perfeito?

Leia as frases e decida se a ação aconteceu no presente (hábito/agora) ou no passado (ação concluída). Conjugue o verbo entre parênteses corretamente.

  1. Ontem, eu __________ (limpar) o carro.

  2. Eu sempre __________ (organizar) meus livros.

  3. Agora, ela __________ (limpar – Presente Contínuo) o banheiro.

  4. Na semana passada, nós __________ (organizar) a despensa.

  5. Ele __________ (lavar) a louça todos os dias.

Expressões Comuns: “Né” e “Não é mesmo”

Duas expressões muito usadas para confirmar algo ou buscar concordância.

  • “Né”: É a contração de “não é?”. É muito informal e usado no final de frases para pedir confirmação ou expressar concordância, ou para manter o fluxo da conversa.

    • Ex: “Hoje está calor, ?” (It’s hot today, isn’t it?)

    • Ex: “Você vai ao show, ?” (You’re going to the show, right?)

    • Ex: “É uma boa ideia, ?” (It’s a good idea, isn’t it?)

  • “Não é mesmo”: Tem o mesmo sentido de “né”, mas é um pouco mais formal e completo. Pode ser usado em situações que pedem um pouco mais de polidez ou quando se quer dar mais ênfase à confirmação.

    • Ex: “Este restaurante é maravilhoso, não é mesmo?”

    • Ex: “É importante estudar todos os dias, não é mesmo?”

Usar ‘né’ ou ‘não é mesmo’ no final da frase mostra que você quer a concordância do seu ouvinte, ?

Conversação e Aplicação

Atividade 1: Agendando Compromissos (Em Duplas)

  • Vocês têm um evento interessante na cidade (um show, uma exposição, um jogo de futebol) em uma data e hora específicas. Convidem um ao outro e tentem aceitar ou recusar, explicando o motivo.

    • Aluno A: “Que horas são? Ah, são três da tarde. Que tal a gente ir ao show às 20h hoje?”

    • Aluno B: “Eu adoraria, mas eu não posso. Eu preciso estudar. Que tal amanhã à noite?”

Atividade 2: Rotina de Limpeza

  • Com que frequência você limpa a casa?

  • Você ‘lava’ a roupa toda semana?

  • Você ‘organiza’ o seu quarto todos os dias?

  • Você ‘tirou o pó’ ontem?”

Muito bem! Hoje vocês aprenderam a falar sobre a casa, marcar compromissos e convidar pessoas. E agora, vocês já sabem falar as horas, né?