limpeza e organização diária – Rotina e Convites
Olá! Na aula de hoje, vamos aprender a falar sobre a organização da nossa casa, como marcar compromissos, convidar pessoas e, claro, como falar as horas e datas no dia a dia!
O Fim de Semana de Ana
Vamos ler sobre o fim de semana da Ana. Prestem atenção aos horários, às atividades de limpeza e aos convites que ela recebe.
O Fim de Semana de Ana: Organização e Diversão!
Ana costuma ter os fins de semana bem organizados. No sábado de manhã, ela limpa a casa. Ela lava a roupa, varre o chão e tira o pó dos móveis. Ela sempre organiza tudo, né? Ela termina de limpar antes do meio-dia.
No sábado à tarde, Ana tem um compromisso. Às duas e meia (14h30min), ela vai encontrar a amiga Maria no shopping. Elas vão comprar algumas coisas e depois vão a um café.
No sábado à noite, Ana recebe um convite. Pedro liga para ela: “Oi, Ana! Que tal a gente ir a um show de rock hoje às vinte e uma horas (21h)? Começa em ponto!” Ana pensa. Ela adora shows, não é mesmo? “Eu adoraria! Eu estou livre hoje à noite. O show é no teatro da cidade?” Pedro responde: “Sim, no Teatro Municipal. O ingresso custa 50 reais.” “Combinado! Até mais!”, diz Ana.
No domingo de manhã, Ana acorda mais tarde. Às dez horas, ela faz o café da manhã. Depois do almoço, ela passa a tarde lendo um livro. No domingo à noite, ela não faz muito. Ela prepara a comida para a semana e dorme cedo. Ela está sempre planejando a semana nova.
A vida de Ana é assim: um pouco de trabalho e muita diversão, né?
Perguntas para Discussão/Compreensão do Texto:
O que a Ana faz no sábado de manhã? Ela termina antes de que horas?
A que horas a Ana encontra a Maria no sábado à tarde?
Qual é o convite do Pedro para Ana no sábado à noite? Que horas começa?
Ana aceita ou recusa o convite? Por quê?
O que Ana faz no domingo de manhã e à tarde?
Qual o significado de “né” e “não é mesmo” no texto? Dê exemplos.
Como a Ana organiza a sua semana no domingo à noite?
Vocabulário: Limpeza e Organização da Casa
Limpar: To clean
Organizar: To organize
Arrumar: To tidy up / To arrange (pode ser usado como “organizar” ou “arrumar a cama”)
Lavar: To wash (roupa, louça, carro)
Passar (roupa): To iron
Varrer: To sweep
Tirar o pó: To dust
Fazer a cama: To make the bed
Expressão de Hábitos e Frequência (Revisão e Conexão)
Relembrando a aula passada, usamos algumas palavras para falar com que frequência fazemos as coisas de limpeza e organização.
todos os dias = diário (daily)
de 7 em 7 dias = semanal (weekly)
de 30 em 30 dias = mensal (monthly)
de 6 em 6 meses = semestral (biannual/semiannual)
de 12 em 12 meses = anual (annual)
Períodos do Dia:
De manhã / À manhã: (between 6 AM and 12 PM)
De tarde / À tarde: (between 12 PM and 6 PM)
De noite / À noite: (between 6 PM and 12 AM)
De madrugada: (after midnight, early hours of the morning)
Ex: Eu corro de manhã, trabalho de tarde e estudo de noite.
Ex: Chego em casa de madrugada (ou às duas horas da madrugada).
Ex: Chego na faculdade antes das 10h. / Depois do almoço vou ao supermercado.
Audio em desenvolvimento
O Presente Contínuo
Agora, vamos aprender a falar sobre o que está acontecendo AGORA ou sobre atividades que são uma prática ATUAL na sua vida.
Conjugação dos Verbos ‘Limpar’ e ‘Organizar’ (Presente do Indicativo):
Pronome | Limpar (To clean) | Organizar (To organize) |
Eu | limpo | organizo |
Tu | limpas | organizas |
Você/Ele/Ela | limpa | organiza |
A gente | limpa | organiza |
Nós | limpamos | organizamos |
Vocês/Eles/Elas | limpam | organizam |
Quem gosta de limpar a casa? Você ‘organiza’ o seu quarto todos os dias?
As Horas e Datas
Professor: “Saber falar as horas e as datas é essencial para marcar compromissos!”
As Horas:
Para falar as horas em português, sempre é usado o verbo SER.
Pergunta: O verbo deve estar sempre na 3ª pessoa do plural (são).
Que horas são? (What time is it?)
Resposta: Depende do horário. 1h, 12h ou 0h são sempre precedidos pela forma da 3ª pessoa do singular (É).
É uma hora. (It’s one o’clock.)
É meio-dia. (It’s midday/noon.)
É meia-noite. (It’s midnight.)
São duas e meia. (It’s two thirty.)
São treze horas em ponto. (It’s exactly 13:00 / 1 PM sharp.)
Diferenças Português vs. Inglês (Horas):
Verbo: Português usa SER (é/são). Inglês usa TO BE (it is).
PT: É uma hora. / São duas horas.
EN: It is one o’clock. / It is two o’clock.
Estrutura:
PT: Mais comum “horas + e + minutos” ou “minutos para as horas”.
Uma e quinze (1:15) / Quinze para as duas (1:45)
EN: “minutes past/to hour” ou simplesmente “hour minutes”.
“Quarter past one” / “Quarter to two” ou “One fifteen” / “One forty-five”.
Meia-noite e Meio-dia:
PT: É meio-dia. / É meia-noite. (não se diz “são” para estes).
EN: It’s noon. / It’s midnight.
Abreviaturas:
O show começa às 21h. (21 horas)
Eu saio de casa às 7h15. (7 horas e quinze minutos)
O ônibus passa às 13h45min. (13 horas e 45 minutos)
Datas:
Hoje é dia _____ de _____ de ______. (Today is the _____ of _____ of ______.)
Meu aniversário é em ______. (My birthday is in ______.)
A reunião será no dia _____ de _____. (The meeting will be on the _____ of _____.)
Marcar Compromissos e Convidar
Agora que sabemos as horas, vamos aprender a marcar encontros e convidar pessoas!
Fazendo um Convite:
Vamos a… [lugar/evento]? (Let’s go to…)
Ex: Vamos ao cinema?
Que tal a gente ir a…? (How about we go to…?)
Ex: Que tal a gente ir ao show?
Você gostaria de ir a…? [comigo]? (Would you like to go to… [with me]?)
Ex: Você gostaria de ir ao restaurante comigo?
Aceitar um Convite:
Eu posso. (I can.)
Eu estou livre. (I’m free.)
Eu quero. (I want to.)
Eu adoraria! (I’d love to!)
Eu gostaria! (I’d like to!)
Sim! Que horas? (Yes! What time?)
Recusar um Convite:
Eu não posso. Porque… (I can’t. Because…)
Ex: Eu não posso. Porque eu tenho outro compromisso.
Eu não estou livre. (I’m not free.)
Eu não quero, porque… (I don’t want to, because…)
Eu não gostaria. (I wouldn’t like to.)
Talvez na próxima vez. (Maybe next time.)
Diferenças Pretérito Perfeito (Português vs. Inglês):
Português (Pretérito Perfeito): Geralmente foca na ação concluída no passado, sem necessariamente conectar ao presente.
Ex: Eu limpei a casa ontem. (Ação de limpar terminou ontem.)
Inglês (Simple Past): Similar ao português para ações concluídas no passado.
Ex: I cleaned the house yesterday.
Inglês (Present Perfect): O inglês tem o “Present Perfect” (e.g., I have cleaned) que é usado para ações que começaram no passado e continuam ou têm resultado no presente, ou que aconteceram num passado recente não especificado. O português geralmente usa o Presente para hábitos ou o Pretérito Perfeito para ações concluídas, e o Presente Contínuo para ações em andamento. Não há uma correspondência direta do Present Perfect do inglês no português com uma única forma verbal.
Ex: I have cleaned the house. (Pode ser que a casa ainda esteja limpa agora, ou a ação é recente.)
PT Equivalente: Eu limpei a casa. (Simplesmente que a ação de limpar aconteceu.)
PT Equivalente (para resultado no presente): A casa está limpa.
Conjugação dos Verbos ‘Limpar’ e ‘Organizar’ (Pretérito Perfeito):
Pronome | Limpar (To clean) | Organizar (To organize) |
Eu | limpei | organizei |
Tu | limpaste | organizaste |
Você/Ele/Ela | limpou | organizou |
A gente | limpou | organizou |
Nós | limpamos | organizamos |
Vocês/Eles/Elas | limparam | organizaram |
Exercícios de Fixação: Aula 9 – Gramática
Vamos praticar a gramática da Aula 9 sobre limpeza, horas, convites e mais!
1: Conjugue os Verbos (Presente do Indicativo)
Conjugue os verbos ‘limpar’ e ‘organizar’ no presente do indicativo, de acordo com o sujeito.
Eu __________ (limpar) a cozinha todos os dias.
Nós __________ (organizar) a sala antes da festa.
Você __________ (limpar) o seu quarto todo sábado?
Eles __________ (organizar) os documentos do escritório.
A gente __________ (limpar) a casa de manhã.
Tu __________ (organizar) as tuas coisas?
2: Conjugue os Verbos (Pretérito Perfeito)
Conjugue os verbos ‘limpar’ e ‘organizar’ no pretérito perfeito, de acordo com o sujeito.
Eu __________ (limpar) o banheiro ontem.
Nós __________ (organizar) a cozinha no fim de semana passado.
Ela __________ (limpar) as janelas pela manhã.
Vocês __________ (organizar) o armário no mês passado?
A gente __________ (limpar) a garagem na semana passada.
Tu __________ (organizar) os teus livros?
3: Complete com ‘É’ ou ‘São’
Complete as frases com a forma correta do verbo SER (‘É’ ou ‘São’) para indicar as horas.
__________ dez horas.
__________ meio-dia e quinze.
Que horas __________?
__________ uma hora da tarde.
__________ sete e quarenta e cinco da noite.
__________ meia-noite em ponto.
4: Escreva as Horas por Extenso
Escreva as horas abaixo por extenso em português. Use ‘e’ para minutos.
08:00h: ___________________________________
14:30h: ___________________________________
20:10h: ___________________________________
01:45h: ___________________________________ (Use “para as”)
12:00h: ___________________________________
00:00h: ___________________________________
5: Escolha o Período do Dia Correto
Escolha a expressão mais adequada para o período do dia.
Eu corro __________ (de manhã / de manhã cedo) todos os dias.
Eles trabalham __________ (de tarde / à tarde) até as 18h.
A festa começa __________ (de noite / à noite) às 20h.
Ela chegou em casa __________ (de madrugada / de manhã) depois das 2h.
O café da manhã é servido __________ (de manhã / à manhã).
6: Complete com ‘Antes de’ ou ‘Depois de’
Complete as frases com ‘Antes de’ ou ‘Depois de’.
Eu sempre tomo café __________ sair para o trabalho.
__________ almoçar, vou ao banco.
Ele sempre lê um livro __________ dormir.
Nós vamos ao supermercado __________ as sete da noite.
__________ ir à academia, eu como uma fruta.
7: Monte um Convite
Usando as frases de convite da aula, crie um convite para as seguintes situações:
Convidar um amigo para ir ao cinema no sábado à noite. ___________________________________
Convidar alguém para um jantar na sua casa. ___________________________________
Sugerir ir a um parque no domingo à tarde. ___________________________________
8: Aceitar ou Recusar um Convite
Responda aos convites abaixo, uma vez aceitando e uma vez recusando (dando um motivo para a recusa).
Convite: “Você gostaria de ir ao show da banda ABR no sábado às 21h?”
(Aceitar): ___________________________________
(Recusar): ___________________________________
9: Complete com ‘né’ ou ‘não é mesmo’
Complete as frases com ‘né’ ou ‘não é mesmo’.
Hoje está um dia lindo, __________?
Você vai à festa amanhã, __________?
É importante estudar todos os dias, __________?
Este bolo está delicioso, __________?
A aula de português é muito interessante, __________?
10: Presente ou Pretérito Perfeito?
Leia as frases e decida se a ação aconteceu no presente (hábito/agora) ou no passado (ação concluída). Conjugue o verbo entre parênteses corretamente.
Ontem, eu __________ (limpar) o carro.
Eu sempre __________ (organizar) meus livros.
Agora, ela __________ (limpar – Presente Contínuo) o banheiro.
Na semana passada, nós __________ (organizar) a despensa.
Ele __________ (lavar) a louça todos os dias.
Expressões Comuns: “Né” e “Não é mesmo”
Duas expressões muito usadas para confirmar algo ou buscar concordância.
“Né”: É a contração de “não é?”. É muito informal e usado no final de frases para pedir confirmação ou expressar concordância, ou para manter o fluxo da conversa.
Ex: “Hoje está calor, né?” (It’s hot today, isn’t it?)
Ex: “Você vai ao show, né?” (You’re going to the show, right?)
Ex: “É uma boa ideia, né?” (It’s a good idea, isn’t it?)
“Não é mesmo”: Tem o mesmo sentido de “né”, mas é um pouco mais formal e completo. Pode ser usado em situações que pedem um pouco mais de polidez ou quando se quer dar mais ênfase à confirmação.
Ex: “Este restaurante é maravilhoso, não é mesmo?”
Ex: “É importante estudar todos os dias, não é mesmo?”
Usar ‘né’ ou ‘não é mesmo’ no final da frase mostra que você quer a concordância do seu ouvinte, né?
Conversação e Aplicação
Atividade 1: Agendando Compromissos (Em Duplas)
Vocês têm um evento interessante na cidade (um show, uma exposição, um jogo de futebol) em uma data e hora específicas. Convidem um ao outro e tentem aceitar ou recusar, explicando o motivo.
Aluno A: “Que horas são? Ah, são três da tarde. Que tal a gente ir ao show às 20h hoje?”
Aluno B: “Eu adoraria, mas eu não posso. Eu preciso estudar. Que tal amanhã à noite?”
Atividade 2: Rotina de Limpeza
Com que frequência você limpa a casa?
Você ‘lava’ a roupa toda semana?
Você ‘organiza’ o seu quarto todos os dias?
Você ‘tirou o pó’ ontem?”
Muito bem! Hoje vocês aprenderam a falar sobre a casa, marcar compromissos e convidar pessoas. E agora, vocês já sabem falar as horas, né?