Vocabulário e Quantificadores

Olá! Na aula de hoje, vamos aprender a falar sobre quantidades e frequência, e também sobre o que os brasileiros gostam de fazer no tempo livre. Além disso, vamos ver um pouco sobre as diferenças entre o português falado no Brasil e em Portugal!

Vamos ler um texto sobre como as pessoas no Brasil gostam de passar os fins de semana e, ao mesmo tempo, vamos revisar nosso vocabulário da aula.

Fins de Semana no Brasil: Muita Diversão!

No Brasil, os fins de semana são geralmente muito agitados e cheios de atividades. A maior parte das pessoas gosta de sair de casa para se divertir. Em média, os brasileiros trabalham durante a semana e economizam um pouco de dinheiro para gastar nos dias de folga.

Eu quase sempre saio aos sábados à noite. Muitos dos meus amigos gostam de ir a bares para conversar e tomar alguma coisa. Às vezes, nós saímos para jantar em restaurantes novos. Eu raramente vou a boates porque não gosto de muita gente e barulho, mas a menor parte dos meus amigos vai sempre para baladas.

Durante o dia, as atividades também são diversas. Frequentemente, as famílias vão a eventos na cidade, como feiras de artesanato ou mercados de rua. Eu leio livros todos os dias, mas nos fins de semana, eu vejo filmes ou séries. De vez em quando, tem um show grande na minha cidade e muitas pessoas vão.

É interessante notar que, ao falar sobre esses hábitos, as palavras podem ser um pouco diferentes em Portugal. Por exemplo, no Brasil dizemos “ônibus” e “geladeira”, enquanto em Portugal é “autocarro” e “frigorífico”. A forma de conjugar o verbo “ver” com “tu” também é diferente lá. No Brasil, se você pergunta “Você vê TV?”, em Portugal talvez perguntem “Tu vês TV?”. Mas isso é só uma curiosidade! O importante é que a diversão nos fins de semana é universal! Eu nunca fico em casa o tempo todo!


Perguntas para Discussão/Compreensão do Texto:

  1. O que a maior parte das pessoas faz nos fins de semana no Brasil?

  2. Para onde o autor/autora quase sempre sai aos sábados à noite?

  3. O autor/autora raramente vai a que tipo de lugar? Por quê?

  4. Quais atividades as famílias fazem frequentemente durante o dia nos fins de semana?

  5. O que o autor/autora nunca faz no fim de semana?

  6. Qual a diferença entre “ônibus” (PB) e “autocarro” (PP)?

1. Quantificadores:

  • A maior parte: The majority / Most of it

    • Ex: A maior parte dos meus amigos gosta de futebol.

    • Ex: A maior parte do dia eu trabalho.

  • A menor parte: The minority / The least of it

    • Ex: A menor parte dos alunos não gosta de café.

    • Ex: A menor parte do meu tempo livre eu assisto TV.

  • Em média: On average

    • Ex: Eu durmo em média 8 horas por dia.

    • Ex: Em média, chove muito em Pelotas em julho.

  • Quase: Almost

    • Ex: Eu quase chego atrasado hoje.

    • Ex: Está quase na hora do almoço.

  • Muitos(as): Many / A lot of (quantidade grande)

    • Ex: Tenho muitos livros.

    • Ex: Existem muitas pessoas na festa.

  • Poucos(as): Few / A few (quantidade pequena)

    • Ex: Tenho poucos amigos aqui na cidade.

    • Existem poucas vagas para estacionar.

  • 2. Vocabulário de Lazer e Lugares para Visitar:

     

    • Shows: Concerts

    • Festas: Parties

    • Eventos: Events

    • Bares: Bars

    • Restaurantes: Restaurants

    • Boate / Balada: Nightclub (ou “balada”, termo mais informal e comum no PB)

    • Praias: Beaches

    • Montanhas: Mountains

    • Igrejas: Churches

    • Teatros: Theaters

    • Cachoeiras: Waterfalls

    • Museus: Museums

    • Parques: Parks (geralmente parques urbanos ou naturais)

    • Feiras e mercados: Fairs and markets (como feiras de artesanato, mercados públicos)

    • Rios: Rivers

    • Monumentos: Monuments

    • Parques temáticos: Theme parks

Responda:

Quais desses lugares vocês mais gostam de ir? Vocês vão a muitos shows ou a poucas festas? E quais lugares vocês gostariam de visitar no Brasil?

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Gramática Detalhada

Para falar sobre a frequência com que fazemos as coisas, usamos advérbios e expressões.

Parte 2: Expressando Frequência 

1. Advérbios para expressar frequência:

  • Sempre: Always

  • Geralmente / Normalmente: Usually / Normally

  • Com frequência / Frequentemente: Frequently

  • Às vezes: Sometimes

  • Raramente: Rarely

  • Nunca: Never

2. Expressões de frequência:

  • Todos os dias: Every day

  • Toda semana / Todo mês / Todo ano: Every week / Every month / Every year

  • De vez em quando: Once in a while

  • Quase sempre: Almost always

  • Quase nunca: Almost never

3. Verbos de Ações do Dia a Dia (Revisão e Ênfase):

Esses verbos são frequentemente usados com advérbios de frequência:

  • VER: (eu vejo, você vê, ele/ela/você vê, nós vemos, vocês veem, eles/elas veem)

    • Ex: Eu vejo TV todos os dias.

  • LER: (eu leio, você lê, ele/ela/você lê, nós lemos, vocês leem, eles/elas leem)

    • Ex: Eu leio um livro de vez em quando.

  • SAIR: (eu saio, você sai, ele/ela/você sai, nós saímos, vocês saem, eles/elas saem)

    • Ex: Eu saio com meus amigos aos sábados.

  • DORMIR: (eu durmo, você dorme, ele/ela/você dorme, nós dormimos, vocês dormem, eles/elas dormem)

    • Ex: Eu durmo em média 7 horas por noite.

Pense na sua rotina. Com que frequência você faz essas coisas? Onde você vai para se divertir e quais lugares você visita?

Exercícios de Fixação: Aula 7 (Nível A1)

Vamos praticar o que aprendemos sobre quantidades, frequência, lazer e as curiosidades do português!

1: Preencha com Quantificadores (Muitos / Poucos / Maior parte / Menor parte / Em média / Quase)

Complete as frases com o quantificador mais adequado, pensando no contexto.

  1. No Brasil, __________ das pessoas gosta de ir à praia.

  2. Eu bebo __________ café por dia, só uma xícara.

  3. __________ todos os meus amigos moram perto de mim.

  4. Ele dorme __________ 7 horas por noite.

  5. Nesta cidade, há __________ museus interessantes para visitar.

  6. __________ dos alunos prefere estudar à noite.

  7. Eu tenho __________ tempo livre para assistir TV.

  8. O show está __________ começando!


2: Responda sobre Você (Uso de Frequência e Lazer – Respostas Pessoais)

Responda as perguntas sobre sua rotina e preferências, usando advérbios ou expressões de frequência (sempre, às vezes, raramente, todos os dias, etc.) e vocabulário de lazer.

  1. Com que frequência você vai a restaurantes?

  2. Você muitos shows?

  3. Você livros todos os dias?

  4. Com que frequência você sai para festas ou baladas?

  5. Você visita museus ou monumentos? Com que frequência?

  6. Você dorme poucas horas ou muitas horas?

  7. Você vai a praias ou cachoeiras de vez em quando?

  8. Com que frequência você trabalha nos fins de semana?


3: Escolha a Melhor Opção (Verbos VER, LER, SAIR, DORMIR)

Escolha a conjugação correta para cada frase.

  1. Nós __________ (ver) muitos filmes. a) vejo b) vemos c) vê d) veem

  2. Minha irmã __________ (ler) um livro por semana. a) leio b) leem c) lê d) lemos

  3. Eu __________ (sair) com meus amigos aos sábados. a) sai b) saímos c) saem d) saio

  4. Vocês __________ (dormir) em média 8 horas. a) dorme b) durmo c) dormimos d) dormem

  5. Eles __________ (ver) televisão à noite. a) vê b) veem c) vemos d) vejo

  6. Você __________ (ler) o jornal? a) leem b) lê c) leio d) lemos

  7. A gente __________ (sair) para jantar hoje. a) saio b) sai c) saímos d) saem

  8. Eu __________ (dormir) tarde nos fins de semana. a) dorme b) dormimos c) durmo d) dormem


4: Verdadeiro ou Falso (Diferenças PB vs PP)

Leia as afirmações sobre as diferenças entre o Português do Brasil (PB) e o Português de Portugal (PP). Marque V para verdadeiro ou F para falso.

  1. (___) No PB, a pronúncia do ‘S’ no final de sílaba é sempre como ‘ch’ (xícara).

  2. (___) Em Portugal, é comum usar ‘tu’ com o verbo conjugado na segunda pessoa.

  3. (___) A palavra ‘ônibus’ no PB é ‘comboio’ no PP.

  4. (___) No PB, os pronomes oblíquos (me, te) geralmente vêm antes do verbo.

  5. (___) A palavra ‘geladeira’ no PB é ‘frigorífico’ no PP.

  6. (___) A pronúncia do PB é geralmente mais fechada do que a do PP.

  7. (___) No PP, é comum dizer “Ajude-me!” em vez de “Me ajude!”.

  8. (___) ‘Legal’ (PB) e ‘fixe’ (PP) podem ter o mesmo significado de ‘bom’.


5: Monte a Frase (Reorganizar Palavras)

As palavras estão fora de ordem. Forme frases corretas e com sentido.

  1. sempre / de / bares / para / Eu / ir / gosto

  2. museus / visitamos / raramente / Nós

  3. quase / Ele / dorme / cedo / sempre

  4. praias / muitas / o / Brasil / tem / No

  5. leio / de vez em quando / um livro / Eu

  6. maior parte / A / estudantes / dos / trabalha / não

  7. boates / nunca / Vão / eles / para

  8. eventos / culturais / sempre / Há / na cidade


6: Classifique os Lugares de Lazer

Separe os lugares abaixo em duas categorias: ‘Atividades Noturnas/Sociais’ ou ‘Lugares Turísticos/Culturais’.

  • Shows

  • Praias

  • Boate

  • Restaurantes

  • Cachoeiras

  • Feiras e mercados

  • Bares

  • Teatros

  • Parques

  • Monumentos

  • Museus

  • Festas


7: Diálogo com Frequência e Quantidade (Produção Escrita/Oral)

Complete o diálogo entre dois amigos sobre seus hábitos de lazer, usando o vocabulário da aula.

Amigo A: Oi! O que você faz nos fins de semana? Você __________ (sair) muito?

Amigo B: Ah, eu __________ (sempre/às vezes) __________ (sair). __________ (A maior parte/A menor parte) do tempo, eu vou para __________ (bares/festas).

Amigo A: Que legal! Eu raramente vou a __________ (boates/baladas). Prefiro __________ (visitar/ver) __________ (museus/shows).

Amigo B: Entendi. E você __________ (lê/lê) __________ (muitos/poucos) livros?

Amigo A: Sim! Eu __________ (ler) __________ (todos os dias/de vez em quando). E você?

Amigo B: Eu __________ (quase/sempre) __________ (nunca/sempre) __________ (ler). Prefiro __________ (ver/sair) séries.

Amigo A: Você __________ (dormir) bem __________ (em média/quase)? Amigo B: Sim, eu __________ (dormir) __________ (muitas/poucas) horas.


8: Completar Frases com Verbos (VER, LER, SAIR, DORMIR)

Complete as frases conjugando os verbos (VER, LER, SAIR, DORMIR) no presente do indicativo.

  1. Eu __________ (ver) um filme interessante na TV.

  2. Nós __________ (ler) o jornal todas as manhãs.

  3. Meu irmão __________ (sair) para a academia.

  4. Vocês __________ (dormir) cedo nos dias de semana?

  5. Ela __________ (ver) os amigos com frequência.

  6. Eles __________ (ler) muitos livros de aventura.

  7. A gente __________ (sair) do trabalho às 18h.

  8. Eu __________ (dormir) muito bem quando estou de férias.


9: Reescreva as Frases (Advérbios de Frequência)

Reescreva as frases substituindo a expressão de frequência por um advérbio ou vice-versa, mantendo o sentido.

  1. Eu visito a minha família de vez em quando. (Usar um advérbio)

  2. Ele sempre vai à academia. (Usar uma expressão)

  3. Nós nunca comemos carne. (Usar uma expressão)

  4. Ela raramente assiste TV. (Usar uma expressão)

  5. Eles jogam futebol todos os dias. (Usar um advérbio)

  6. Quase sempre chove no verão. (Usar uma expressão)

  7. Eu estudo português com frequência. (Usar uma expressão)

  8. Nós vamos ao cinema normalmente aos domingos. (Usar uma expressão)


10: “Pingue-Pongue” Cultural (Oral – Comparação PB/PP)

O professor fala uma palavra ou frase no PB e o aluno tenta dizer a equivalente no PP (se houver), ou uma diferença de pronúncia/regra.

  • Professor: “Ônibus!”

    • Aluno: “Autocarro!”

  • Professor: “Me ajude!”

    • Aluno: “Ajude-me!” (ou explicar a regra)

  • Professor: “Geladeira!”

    • Aluno: “Frigorífico!”

  • Professor: “Você vai?”

    • Aluno: “Tu vais?” (ou explicar a conjugação diferente com ‘tu’)

  • Professor: “Que legal!”

    • Aluno: “Que fixe!”

(Este exercício é mais oral e flexível, permitindo que o professor direcione a complexidade de acordo com o nível do aluno).

Dica Cultural:Balada

  • Significado: No Brasil, usamos “balada” como uma gíria muito comum para se referir a uma festa com música alta, geralmente em uma boate, onde as pessoas dançam. É mais informal e mais usado que “boate”.

  • Exemplo: “Vamos para a balada sábado à noite?” / “A balada de ontem foi muito boa!”

  • Para não esquecer: Pense em algo que te faz “balançar” (dançar)!

Diferença entre Português do Brasil (PB) e Português de Portugal (PP)

O português é uma língua, mas como o inglês (EUA vs. Reino Unido), tem diferenças entre o Brasil e Portugal. Vamos ver as mais importantes para o A1.

Principais Diferenças para o Nível A1:
  1. Pronúncia:

    • PB: Mais aberto e vogalizado. O “S” no final de sílaba ou palavra é mais comum como /s/ (som de ‘s’ de sapo), e o ‘D’ e ‘T’ antes de ‘i’ têm som de /dʒ/ e /tʃ/ (som de ‘dj’ de ‘dia’, ‘tch’ de ‘tia’).

    • PP: Mais fechado, com muitas vogais reduzidas ou “engolidas”, e o “S” no final de sílaba ou palavra é mais comum como /ʃ/ (som de ‘ch’ de chave). O ‘D’ e ‘T’ antes de ‘i’ são pronunciados mais próximos de /d/ e /t/.

      • Ex: Leite (PB: leiti / PP: leitchi)

      • Ex: Deus (PB: deus / PP: dɛuʃ)

      • Ex: Mas (PB: mas / PP: maʃ)

      • Ex: Festa (PB: festa / PP: fɛʃta)

  2. Uso do ‘Você’ / ‘Tu’:

    • PB: O pronome mais comum para “you” (singular informal/formal) é você. O ‘tu’ é usado em algumas regiões (Sul, Nordeste), mas a conjugação do verbo ainda é como ‘você’ (terceira pessoa).

    • PP: O pronome padrão para informal é tu, e o verbo é conjugado na segunda pessoa. Para formal, usa-se ‘o senhor / a senhora’.

      • Ex: Você está bem? (PB) / Tu estás bem? (PP)

      • Ex: De onde você é? (PB) / De onde tu és? (PP)

  3. Colocação Pronominal (PB é mais simples para A1):

    • PB: Posição dos pronomes oblíquos (me, te, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) é geralmente antes do verbo (próclise).

    • PP: Mais regras, e frequentemente o pronome vem depois do verbo (ênclise), especialmente no início da frase.

      • Ex: Me ajude! (PB – comum) / Ajude-me! (PP – padrão)

      • Ex: Eu te amo. (PB) / Eu amo-te. (PP)

      • (Para A1, o importante é reconhecer a variação, mas focar na próclise do PB).

  4. Vocabulário (Poucos exemplos para A1):

    • PB: Ônibus / PP: Autocarro

    • PB: Geladeira / PP: Frigorífico

    • PB: Trem / PP: Comboio

    • PB: Legal (bom) / PP: Fixe (bom)

Não se preocupem em falar como em Portugal agora, mas é bom saber que existem essas diferenças. Se você for para Portugal, talvez precise de um tempo para se acostumar com a pronúncia e algumas palavras.

Parte 4: Conversação e Aplicação

Vamos praticar a frequência e os quantificadores, incluindo os novos lugares. Atividade 1: Sua Rotina de Lazer e Viagens 
  • Professor: “Com que frequência você vai a…?”
    • … bares?
    • … festas?
    • … shows?
    • … restaurantes?
    • … praias?
    • … museus?
  • Você tem muitos amigos?
  • Você lê muitos livros?
  • Você vê muita TV?
  • Você visita muitos parques?”

Atividade 2: Comparando Experiências e Sonhos 

  • Qual a maior parte do seu tempo você gasta estudando português ou fazendo outras coisas?

  • No Brasil, você quer visitar muitas praias ou poucos museus? Por quê?

  • Qual lugar você nunca visitou, mas gostaria de visitar no Brasil?

Excelente! Hoje você aprendeu a usar quantificadores, falar sobre a frequência das suas atividades e lugares para visitar, e entender as principais diferenças entre o português do Brasil e de Portugal. Você está mais preparado para conversar sobre seus hábitos, lazer e planos de viagem!