O aluno será capaz de compreender e utilizar vocabulário relacionado a dinheiro e compras, perguntar preços de produtos e entender como os valores são expressos em português. a nossa aula sobre como fazer compras no Brasil e falar sobre dinheiro. É muito importante saber perguntar preços e entender os valores!

 

Notaram como o turista pergunta os preços? E como o atendente responde? Vamos ver isso em detalhes agora.

Vamos praticar !!!!

Diálogo: Chegando na Loja de Souvenirs

Professor: “Vamos ler um diálogo. Imagine que você está em uma loja no Brasil e quer comprar algumas coisas. Preste atenção nas perguntas e nas respostas sobre preços.”

Atendente: “Boa tarde! Posso ajudar?” 

Turista: “Boa tarde! Sim, por favor. Eu gostaria de ver algumas lembrancinhas.” 

Atendente: “Claro! Temos camisetas, chinelos, imãs de geladeira… O que você procura?” 

Turista: “Eu gostei dessa camiseta aqui. Quanto custa a camiseta?” 

Atendente: “Essa camiseta custa R$ 45,00.” 

Turista: “Hmm, ok. E qual é o preço do chinelo? Esse azul.” 

Atendente: “O chinelo azul custa R$ 30,00.” 

Turista: “Certo. E eu vi um kit para fazer caipirinha. Quanto é o kit caipirinha?” 

Atendente: “Ah, o kit caipirinha custa R$ 80,00.” 

Turista: “Entendi. Vou levar a camiseta e o chinelo. Posso pagar com PIX?” 

Atendente: “Sim, pode! O total é R$ 75,00. Pode escanear o QR code aqui.” 

Turista: “Obrigado!”

Perguntas de Interpretação:

  1. Onde o turista está? (Em uma loja de lembrancinhas/souvenirs.)
  2. Quais produtos o turista perguntou o preço? (Camiseta, chinelo e kit caipirinha.)
  3. Quanto custa a camiseta? (R$ 45,00.)
  4. E o chinelo? (R$ 30,00.)
  5. Qual o total da compra do turista? (R$ 75,00.)
  6. Como o turista vai pagar? (Com PIX.)

Vocabulário Essencial:

  • Dinheiro: Money (termo geral)
  • Real (R$): A moeda oficial do Brasil. (Falar o nome da moeda)
  • Nota: Bill / Banknote (Ex: nota de R$ 10,00)
  • Moeda: Coin (Ex: moeda de R$ 0,50)
  • Troco: Change (o dinheiro que volta para você após uma compra)
  • Cartão de Crédito: Credit Card
  • Cartão de Débito: Debit Card
  • PIX: Um sistema de pagamento eletrônico instantâneo muito popular no Brasil. (Explicar brevemente: tipo de transferência online, muito rápido)
  • Preço: Price
  • Comprar: To buy
  • Vender: To sell
  • Caixa: Cashier / Checkout (o local ou a pessoa que recebe o dinheiro)
  • Comprovante / Nota Fiscal: Receipt (documento da compra)

Audio em desenvolvimento

Gramática Detalhada

Para perguntar e entender preços, usamos algumas expressões específicas e a forma correta de falar os números.

1. Perguntando Preços (Expressões Mais Comuns):

  • “Quanto custa…?” (Muito comum e direto. “How much does… cost?”)
    • Quanto custa a camiseta?
    • Quanto custa um suco de laranja?
    • Quanto custam os chinelos? (plural)
  • “Qual é o preço de…?” (Mais formal, mas também muito usada. “What is the price of…?”)
    • Qual é o preço da água?
    • Qual é o preço do pão de queijo?
    • Qual é o preço dos imãs? (plural)
  • “Quanto é…?” (Mais informal, mas super usada no dia a dia, principalmente para pedir a conta ou o total.)
    • Quanto é o total?
    • Quanto é o cafezinho?
    • Quanto é para entrar no museu?

Note que usamos ‘custa’ para singular e ‘custam’ para plural. Com ‘Qual é o preço de…’ e ‘Quanto é…’, não muda.

2. Respostas aos Preços:

  • “Custa R$ [valor].”
  • “É R$ [valor].”
  • “[O produto] custa R$ [valor].”
    • A camiseta custa R$ 45,00.
    • É R$ 30,00.
    • O kit caipirinha custa R$ 80,00.

3. Leitura de Preços (Reais e Centavos):

No Brasil, nossa moeda é o Real (R$) e os centavos. É importante saber como ler esses números.

  • R$ 1,00: Um real
  • R$ 2,00: Dois reais
  • R$ 10,00: Dez reais
  • R$ 25,00: Vinte e cinco reais
  • R$ 100,00: Cem reais
  • R$ 0,50: Cinquenta centavos
  • R$ 0,75: Setenta e cinco centavos
  • R$ 1,50: Um real e cinquenta centavos
  • R$ 2,25: Dois reais e vinte e cinco centavos
  • R$ 45,70: Quarenta e cinco reais e setenta centavos

Sempre falamos os reais primeiro, depois ‘e’, e depois os centavos.

Dica de Pronúncia: A virgula (,) em português é para decimais, enquanto o ponto (.) é para separar milhares.

  • R$ 1.000,00 (mil reais e zero centavos)
  • R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos)

4. Praticando Números (Revisão e Aplicação):

Vamos revisar alguns números para nos sentirmos mais confortáveis com os preços.

  • 10 – dez
  • 20 – vinte
  • 30 – trinta
  • 40 – quarenta
  • 50 – cinquenta
  • 60 – sessenta
  • 70 – setenta
  • 80 – oitenta
  • 90 – noventa
  • 100 – cem

Combine-os! 25: vinte e cinco. 73: setenta e três.

Como você leria estes preços?

  1. R$ 15,00 
  2. R$ 6,50
  3. R$ 99,99 
  4. R$ 5,20 
  5. Imagens de notas e moedas de real (R$)

Imagens de produtos comuns no Brasil (camiseta, chinelo, caipirinha, água de coco)

Cartões com preços escritos para prática.

Nota Extra:

Dica Cultural: “O PIX é o ‘novo’ dinheiro no Brasil!”

  • Significado: É o sistema de pagamento mais usado no país. É rápido, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e não tem taxas. Muitas lojas, restaurantes e até pessoas físicas usam o PIX.
  • Dica para o aluno: Se você ver um código QR ou perguntarem “Vai pagar com PIX?”, saiba que é uma forma de pagamento digital muito prática e comum. Não se assuste se o vendedor perguntar seu CPF para o PIX, é normal.

Atividade 1: Perguntando e Respondendo Preços 

Eu sou o vendedor e você é o cliente. Pergunte o preço dos produtos que vou mostrar. Depois, vamos trocar os papéis.

  • Aluno: “Quanto custa a camiseta?” 
  • Professor: “Ela custa R$ ???.”
  • Aluno: “Qual é o preço da água?” 
  • Professor: “É R$ ???.”
  •  Aluno: “Quanto é o chinelo?” 
  • Professor: “O chinelo é R$???.”
  • (Continuar com outros itens, como frutas, souvenirs, um chapéu, etc., variando as perguntas e as respostas com números diferentes.)

Agora, eu sou o cliente e você é o vendedor. Eu pergunto e você responde.

Atividade 2: Situação de Compra

Você vai comprar algo. Eu sou o caixa. Me diga o que vai levar e como vai pagar.

  • Aluno: “Vou levar esta camiseta e esta moeda. O total é R$ 75,00. Posso pagar com cartão de crédito?”
  • Professor: “Sim, pode! Precisa de troco?”
  • Aluno: “Não, obrigado. Quanto é?” (Se for pagar em dinheiro e precisar saber o valor exato)

Excelente! Hoje você aprendeu a lidar com dinheiro, perguntar e entender preços, e como falar os valores em português. Você está pronto para ir às compras no Brasil!