O aluno será capaz de identificar e aplicar o gênero (feminino/masculino) de substantivos e adjetivos, construir frases simples, usar o verbo "fazer" para atividades e formular perguntas básicas.

Vamos ler o texto. Preste bastante atenção nas palavras novas e nas descrições.

Você notou algumas palavras que descrevem as coisas? ‘Simpática’, ‘gostoso’, ‘interessante’, ‘grande’, ‘amigo’, ‘feliz’, ‘ativa’, ‘bom’. Hoje vamos falar sobre como as palavras mudam para descrever homens e mulheres, e também sobre o que fazemos no dia a dia.

Um Dia na Vida de Carla

Carla é uma mulher muito simpática. Ela é professora, como a mãe de Ana.

De manhã, Carla faz um café gostoso e lê um livro interessante.

Ela tem um cachorro grande e amigo. O nome dele é Totó.

Totó é um cachorro feliz. Ele gosta de brincar no parque.

Carla faz exercícios à tarde. Ela é uma pessoa ativa.

À noite, a gente conversa e assiste TV. É sempre um dia bom!

Perguntas de Interpretação:

  1. Qual é a profissão da Carla? (Ela é professora.)
  2. O que Carla faz de manhã? (Faz um café e lê um livro.)
  3. Como é o cachorro da Carla? (Grande e amigo / feliz.)
  4. Onde Totó gosta de brincar? (No parque.)
  5. O que Carla faz à tarde? (Faz exercícios.)
No português, as palavras que descrevem coisas (substantivos) e as palavras que dão qualidades (adjetivos) podem ser masculinas ou femininas. Vamos entender isso!

Gênero dos Substantivos: Feminino e Masculino

No português, quase todo substantivo é masculino ou feminino. É como se eles tivessem um ‘gênero’. Geralmente, o som no final da palavra nos ajuda a descobrir.

Substantivos Femininos Substantivos Masculinos
Terminação Exemplos (Português) Tradução (Inglês) Terminação Exemplos (Português) Tradução (Inglês)
-A a casa, a menina, a praia the house, the girl, the beach -O o carro, o menino, o livro the car, the boy, the book
-AGEM a imagem, a garagem the image, the garage -ISMO o otimismo, o nacionalismo optimism, nationalism
-DADE a nacionalidade, a identidade, a liberdade nationality, identity, freedom -UME o volume, o costume the volume, the custom
-ESA a pureza, a beleza purity, beauty o sofá, o guaraná the sofa, the guarana (drink)

Mas cuidado! Existem algumas exceções, como ‘o mapa‘ (masculino, termina em -A) ou ‘a mão‘ (feminino, termina em -O). Fique atento à palavra ‘a mulher e cor‘ também, que termina em ‘-R’ mas é feminina. Mas a regra é uma ótima ajuda!

Adjetivos: Concordância de Gênero

Os adjetivos são as palavras que dão qualidades aos substantivos. Eles precisam ‘combinar’ com o gênero do substantivo.

Adjetivos Terminados em -O (mudam para -A no feminino)
Masculino (Adjetivo)Feminino (Adjetivo)Tradução (Inglês)
BomBoaGood
BonitoBonitaBeautiful / Pretty
PequenoPequenaSmall
SimpáticoSimpáticaFriendly / Nice

Exemplos de adjetivos que terminam em -E ou outras letras (R, L, Z, S): Geralmente não mudam de gênero.

  • grande (o carro grande / a casa grande) – big / large
  • feliz (o homem feliz / a mulher feliz) – happy
  • interessante (o livro interessante / a aula interessante) – interesting
  • fácil (o exercício fácil / a prova fácil) – easy
  • azul (o céu azul / a caneta azul) – blue

Pense assim: se o substantivo é ‘o carro‘ (masculino), o adjetivo é ‘bonito‘. Se o substantivo é ‘a casa‘ (feminino), o adjetivo é ‘bonita‘. Eles andam ‘de mãos dadas’!

Adjetivos: Concordância de Gênero

Os adjetivos são as palavras que dão qualidades aos substantivos. Eles precisam ‘combinar’ com o gênero do substantivo.

Adjetivos Terminados em -O (mudam para -A no feminino)
Masculino (Adjetivo) Feminino (Adjetivo) Tradução (Inglês)
Bom Boa Good
Bonito Bonita Beautiful / Pretty
Pequeno Pequena Small
Simpático Simpática Friendly / Nice

Exemplos de adjetivos que terminam em -E ou outras letras (R, L, Z, S): Geralmente não mudam de gênero.

  • grande (o carro grande / a casa grande) – big / large
  • feliz (o homem feliz / a mulher feliz) – happy
  • interessante (o livro interessante / a aula interessante) – interesting
  • fácil (o exercício fácil / a prova fácil) – easy
  • azul (o céu azul / a caneta azul) – blue

Pense assim: se o substantivo é ‘o carro‘ (masculino), o adjetivo é ‘bonito‘. Se o substantivo é ‘a casa‘ (feminino), o adjetivo é ‘bonita‘. Eles andam ‘de mãos dadas’!

Verbo FAZER (Muito Comum!)

O verbo FAZER é muito importante e irregular. Usamos para falar de atividades, ações, criação, tempo e muito mais. Veja como ele muda:

Sujeito Verbo Ação / Contexto Tradução em Inglês
Eu faço exercícios de manhã (atividade) I do exercises in the morning
Tu fazes viagens no fim de semana? Do you (sg. inf.) take trips on the weekend?
Você/Ele/Ela faz o almoço todos os dias. (criação/preparação) You/He/She makes lunch every day.
A gente faz comida boa We (colloquial) make good food.
Nós fazemos um bolo para a festa We make a cake for the party.
Vocês/Eles/Elas fazem conteúdos interessantes You (pl.)/They make interesting content.

Exercício 1: Classifique o Gênero (Masculino ou Feminino?)

Para cada palavra, escreva se ela é (M) Masculina ou (F) Feminina. Preste atenção à terminação e ao artigo!

  1. A casa:
  2. O livro:
  3. A professora:
  4. O cachorro:
  5. A janela:
  6. O carro:
  7. A menina:
  8. O trabalho:

Exercício 2: Complete com o Adjetivo Correto

Complete as frases usando a forma correta do adjetivo que está entre parênteses. Lembre-se de combinar o gênero!

  1. Minha mãe é muito __________ (simpático).
  2. Meu pai é um homem __________ (feliz).
  3. A aula de português é muito __________ (interessante).
  4. Tenho um amigo __________ (bom).
  5. Minha casa é __________ (pequeno).
  6. O dia está __________ (bonito).
  7. Ela tem uma ideia __________ (legal).
  8. Este exercício é __________ (fácil).

Exercício 3: Reescreva as Frases (Corrija o Gênero)

As frases abaixo têm erros de gênero nos adjetivos. Reescreva-as corretamente, ajustando os adjetivos para combinar com os substantivos.

  1. A carro é bonita.
  2. Meu amigo é muito simpática.
  3. A professor é inteligente.
  4. Eu tenho uma livro interessante.
  5. A menina é feliz.
  6. O casa é grande.
  7. Minha irmã é um aluno bom.
  8. O mulher é bonita.

Exercício 4: Descreva (Produção Livre Guiada)

Para cada item, escreva uma frase simples descrevendo-o, usando um adjetivo apropriado e o artigo correto (o/a). Use sua criatividade!

Exemplo: (caneta) → A caneta é azul.

  1. (celular) →
  2. (sua cidade) →
  3. (um amigo/uma amiga) →
  4. (sua mochila/bolsa) →
  5. (o professor/a professora) →
  6. (o dia de hoje) →
  7. (uma música que você gosta) →
  8. (um filme/série que você gosta) →

Exercício 5: Verbo FAZER no Presente

O verbo FAZER é muito importante para falar sobre ações e atividades. Complete as frases abaixo com a conjugação correta do verbo FAZER no presente.

  1. Eu __________ (fazer) meu dever de casa todos os dias.
  2. Você __________ (fazer) exercícios pela manhã?
  3. Minha irmã __________ (fazer) um bolo delicioso.
  4. Nós __________ (fazer) aulas de música nas terças-feiras.
  5. A gente __________ (fazer) sempre o melhor.
  6. Meus pais __________ (fazer) uma viagem em julho.
  7. Que horas __________ (tu fazer) o jantar?
  8. Eles __________ (fazer) muito barulho quando jogam.

Gíria da Semana: "Legal!"

  • Significado: Muito comum para dizer que algo é ótimo, bom, interessante, divertido.
  • Exemplos: “Essa aula é legal!” / “Meu amigo é muito legal.” / “Que ideia legal!”

Dica para não esquecer: A palavra “legal” pode ser usada para muitas coisas boas! Pense nela como um “cool” ou “nice” em inglês.

Conversação e Aplicação

Agora, vamos usar o que aprendemos para descrever e perguntar!

Atividade 1: Descrevendo com Adjetivos

  • Olhe para essas imagens. Tente descrever cada uma usando um adjetivo e dizendo se é masculino ou feminino.
  • Exemplos:
    • É uma maçã. É vermelha. É feminina.
    • É um livro. É interessante. É masculino.
 

Atividade 2: Perguntas com “Fazer” e Interrogativos

  • Vamos fazer e responder perguntas!
    1. O que você faz no seu trabalho/estudo?
    2. O que sua família faz nos fins de semana?
    3. Quem faz o café da manhã na sua casa?
    4. Onde você faz exercícios (se fizer)?
    5. Como você faz para aprender português?
    6. Sua casa é grande ou pequena?
    7. Você tem um amigo ou uma amiga simpática?
    8. Tu fazes muitas perguntas em português?

Muito bem! Hoje aprendemos a descrever as coisas, a falar do que fazemos e a como fazer perguntas importantes. Você está indo muito bem!

Uma ilustração vibrante e acolhedora de um grupo de pessoas diversas (homens e mulheres de diferentes idades e etnias) interagindo alegremente em um ambiente comum, como um café ou parque. Elas estão apontando para objetos ou para si mesmas, como se estivessem descrevendo algo ou alguém. Há bolhas de texto coloridas acima das cabeças com palavras como "linda", "simpático", "grande", "feliz", "fazendo", em português, destacando a ideia de descrição e ação.
imagem de uma sala de aula com a professora sorrindo na frente do quadro negro e uma mesa com um café e um livro em cima da mesa uma cadeira e um cachorro sobre a cadeira