Vamos ler o texto. Preste bastante atenção nas palavras novas e nas descrições.
Você notou algumas palavras que descrevem as coisas? ‘Simpática’, ‘gostoso’, ‘interessante’, ‘grande’, ‘amigo’, ‘feliz’, ‘ativa’, ‘bom’. Hoje vamos falar sobre como as palavras mudam para descrever homens e mulheres, e também sobre o que fazemos no dia a dia.
Um Dia na Vida de Carla
Carla é uma mulher muito simpática. Ela é professora, como a mãe de Ana.
De manhã, Carla faz um café gostoso e lê um livro interessante.
Ela tem um cachorro grande e amigo. O nome dele é Totó.
Totó é um cachorro feliz. Ele gosta de brincar no parque.
Carla faz exercícios à tarde. Ela é uma pessoa ativa.
À noite, a gente conversa e assiste TV. É sempre um dia bom!
Perguntas de Interpretação:
- Qual é a profissão da Carla? (Ela é professora.)
- O que Carla faz de manhã? (Faz um café e lê um livro.)
- Como é o cachorro da Carla? (Grande e amigo / feliz.)
- Onde Totó gosta de brincar? (No parque.)
- O que Carla faz à tarde? (Faz exercícios.)
Gênero dos Substantivos: Feminino e Masculino
No português, quase todo substantivo é masculino ou feminino. É como se eles tivessem um ‘gênero’. Geralmente, o som no final da palavra nos ajuda a descobrir.
Substantivos Femininos | Substantivos Masculinos | ||||
---|---|---|---|---|---|
Terminação | Exemplos (Português) | Tradução (Inglês) | Terminação | Exemplos (Português) | Tradução (Inglês) |
-A | a casa, a menina, a praia | the house, the girl, the beach | -O | o carro, o menino, o livro | the car, the boy, the book |
-AGEM | a imagem, a garagem | the image, the garage | -ISMO | o otimismo, o nacionalismo | optimism, nationalism |
-DADE | a nacionalidade, a identidade, a liberdade | nationality, identity, freedom | -UME | o volume, o costume | the volume, the custom |
-ESA | a pureza, a beleza | purity, beauty | -Á | o sofá, o guaraná | the sofa, the guarana (drink) |
Mas cuidado! Existem algumas exceções, como ‘o mapa‘ (masculino, termina em -A) ou ‘a mão‘ (feminino, termina em -O). Fique atento à palavra ‘a mulher e cor‘ também, que termina em ‘-R’ mas é feminina. Mas a regra é uma ótima ajuda!
Adjetivos: Concordância de Gênero
Os adjetivos são as palavras que dão qualidades aos substantivos. Eles precisam ‘combinar’ com o gênero do substantivo.
Adjetivos Terminados em -O (mudam para -A no feminino) | ||
---|---|---|
Masculino (Adjetivo) | Feminino (Adjetivo) | Tradução (Inglês) |
Bom | Boa | Good |
Bonito | Bonita | Beautiful / Pretty |
Pequeno | Pequena | Small |
Simpático | Simpática | Friendly / Nice |
Exemplos de adjetivos que terminam em -E ou outras letras (R, L, Z, S): Geralmente não mudam de gênero.
- grande (o carro grande / a casa grande) – big / large
- feliz (o homem feliz / a mulher feliz) – happy
- interessante (o livro interessante / a aula interessante) – interesting
- fácil (o exercício fácil / a prova fácil) – easy
- azul (o céu azul / a caneta azul) – blue
Pense assim: se o substantivo é ‘o carro‘ (masculino), o adjetivo é ‘bonito‘. Se o substantivo é ‘a casa‘ (feminino), o adjetivo é ‘bonita‘. Eles andam ‘de mãos dadas’!
Adjetivos: Concordância de Gênero
Os adjetivos são as palavras que dão qualidades aos substantivos. Eles precisam ‘combinar’ com o gênero do substantivo.
Adjetivos Terminados em -O (mudam para -A no feminino) | ||
---|---|---|
Masculino (Adjetivo) | Feminino (Adjetivo) | Tradução (Inglês) |
Bom | Boa | Good |
Bonito | Bonita | Beautiful / Pretty |
Pequeno | Pequena | Small |
Simpático | Simpática | Friendly / Nice |
Exemplos de adjetivos que terminam em -E ou outras letras (R, L, Z, S): Geralmente não mudam de gênero.
- grande (o carro grande / a casa grande) – big / large
- feliz (o homem feliz / a mulher feliz) – happy
- interessante (o livro interessante / a aula interessante) – interesting
- fácil (o exercício fácil / a prova fácil) – easy
- azul (o céu azul / a caneta azul) – blue
Pense assim: se o substantivo é ‘o carro‘ (masculino), o adjetivo é ‘bonito‘. Se o substantivo é ‘a casa‘ (feminino), o adjetivo é ‘bonita‘. Eles andam ‘de mãos dadas’!
Verbo FAZER (Muito Comum!)
O verbo FAZER é muito importante e irregular. Usamos para falar de atividades, ações, criação, tempo e muito mais. Veja como ele muda:
Sujeito | Verbo | Ação / Contexto | Tradução em Inglês |
---|---|---|---|
Eu | faço | exercícios de manhã (atividade) | I do exercises in the morning |
Tu | fazes | viagens no fim de semana? | Do you (sg. inf.) take trips on the weekend? |
Você/Ele/Ela | faz | o almoço todos os dias. (criação/preparação) | You/He/She makes lunch every day. |
A gente | faz | comida boa | We (colloquial) make good food. |
Nós | fazemos | um bolo para a festa | We make a cake for the party. |
Vocês/Eles/Elas | fazem | conteúdos interessantes | You (pl.)/They make interesting content. |
Exercício 1: Classifique o Gênero (Masculino ou Feminino?)
Para cada palavra, escreva se ela é (M) Masculina ou (F) Feminina. Preste atenção à terminação e ao artigo!
- A casa:
- O livro:
- A professora:
- O cachorro:
- A janela:
- O carro:
- A menina:
- O trabalho:
Exercício 2: Complete com o Adjetivo Correto
Complete as frases usando a forma correta do adjetivo que está entre parênteses. Lembre-se de combinar o gênero!
- Minha mãe é muito __________ (simpático).
- Meu pai é um homem __________ (feliz).
- A aula de português é muito __________ (interessante).
- Tenho um amigo __________ (bom).
- Minha casa é __________ (pequeno).
- O dia está __________ (bonito).
- Ela tem uma ideia __________ (legal).
- Este exercício é __________ (fácil).
Exercício 3: Reescreva as Frases (Corrija o Gênero)
As frases abaixo têm erros de gênero nos adjetivos. Reescreva-as corretamente, ajustando os adjetivos para combinar com os substantivos.
- A carro é bonita.
- Meu amigo é muito simpática.
- A professor é inteligente.
- Eu tenho uma livro interessante.
- A menina é feliz.
- O casa é grande.
- Minha irmã é um aluno bom.
- O mulher é bonita.
Exercício 4: Descreva (Produção Livre Guiada)
Para cada item, escreva uma frase simples descrevendo-o, usando um adjetivo apropriado e o artigo correto (o/a). Use sua criatividade!
Exemplo: (caneta) → A caneta é azul.
- (celular) →
- (sua cidade) →
- (um amigo/uma amiga) →
- (sua mochila/bolsa) →
- (o professor/a professora) →
- (o dia de hoje) →
- (uma música que você gosta) →
- (um filme/série que você gosta) →
Exercício 5: Verbo FAZER no Presente
O verbo FAZER é muito importante para falar sobre ações e atividades. Complete as frases abaixo com a conjugação correta do verbo FAZER no presente.
- Eu __________ (fazer) meu dever de casa todos os dias.
- Você __________ (fazer) exercícios pela manhã?
- Minha irmã __________ (fazer) um bolo delicioso.
- Nós __________ (fazer) aulas de música nas terças-feiras.
- A gente __________ (fazer) sempre o melhor.
- Meus pais __________ (fazer) uma viagem em julho.
- Que horas __________ (tu fazer) o jantar?
- Eles __________ (fazer) muito barulho quando jogam.
Gíria da Semana: "Legal!"
- Significado: Muito comum para dizer que algo é ótimo, bom, interessante, divertido.
- Exemplos: “Essa aula é legal!” / “Meu amigo é muito legal.” / “Que ideia legal!”
Dica para não esquecer: A palavra “legal” pode ser usada para muitas coisas boas! Pense nela como um “cool” ou “nice” em inglês.
Conversação e Aplicação
Agora, vamos usar o que aprendemos para descrever e perguntar!
Atividade 1: Descrevendo com Adjetivos
- Olhe para essas imagens. Tente descrever cada uma usando um adjetivo e dizendo se é masculino ou feminino.
- Exemplos:
- É uma maçã. É vermelha. É feminina.
- É um livro. É interessante. É masculino.
Atividade 2: Perguntas com “Fazer” e Interrogativos
- Vamos fazer e responder perguntas!
- O que você faz no seu trabalho/estudo?
- O que sua família faz nos fins de semana?
- Quem faz o café da manhã na sua casa?
- Onde você faz exercícios (se fizer)?
- Como você faz para aprender português?
- Sua casa é grande ou pequena?
- Você tem um amigo ou uma amiga simpática?
- Tu fazes muitas perguntas em português?
Muito bem! Hoje aprendemos a descrever as coisas, a falar do que fazemos e a como fazer perguntas importantes. Você está indo muito bem!

