O aluno será capaz de fazer e responder perguntas sobre as características de um imóvel, utilizar adjetivos e seus opostos para descrever lugares, e empregar o superlativo relativo para comparar propriedades, aplicando toda a gramática aprendida anteriormente.

Imagine que você está procurando um apartamento para alugar no Brasil e ligou para o corretor. O texto a seguir é a descrição que o corretor deu. Prestem atenção nas respostas às perguntas que vocês farão!”


Texto: Perguntando sobre um Apartamento para Alugar em Copacabana

“Olá! Eu estou ligando para ter mais informações sobre aquele apartamento para alugar em Copacabana que eu vi na internet. O anúncio diz que ele é o mais espaçoso dentre os de dois quartos daquela rua.

Então, sim, este apartamento tem dois quartos. E sim, um deles tem uma suíte grande e clara. O apartamento tem aproximadamente 85 metros quadrados (85m²). O preço do aluguel é R$ 3.500,00 por mês, e o condomínio custa R$ 900,00. Os dois quartos têm armários embutidos novos, que são bem funcionais.

Sobre a garagem, o apartamento tem apenas uma vaga. Ele fica no quinto andar, mas não se preocupe, o prédio tem elevador e também tem porteiro 24 horas. A sala principal é única e bem ampla, integrada com a sala de jantar. O apartamento é bastante claro durante o dia porque tem janelas grandes.

Ele é bem silencioso para Copacabana, pois fica nos fundos, longe do barulho da rua. E é muito arejado, com uma brisa boa que entra pela janela da sala. Ah, e sim, é permitido ter cachorro de pequeno porte no prédio! Para lazer, o condomínio tem uma pequena academia e um salão de festas; é o salão mais moderno que nós temos.

Se você quiser visitar, é preciso agendar um horário. Este apartamento é uma das melhores opções no momento, apesar de o aluguel ser um pouco caro. Mas vale a pena!

Perguntas de Interpretação do Texto:

  1. O apartamento tem quantos quartos?

  2. Tem suíte?

  3. Tem quantos metros quadrados (1m²)?

  4. Qual o preço do aluguel? E do condomínio?

  5. Os quartos têm armário embutido?

  6. Tem quantas vagas na garagem?

  7. O apartamento fica em qual andar?

  8. Tem elevador? Tem porteiro?

  9. Tem quantas salas? O apartamento é claro?

  10. É silencioso ou barulhento? É arejado?

  11. É permitido ter cachorro no prédio?

  12. Tem área de lazer?

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Audio em desenvolvimento

Comparativos I – Superlativo Relativo 

Olá, pessoal! Hoje vamos aprender a descrever algo como sendo ‘o melhor’, ‘o maior’ ou ‘o mais’ de um grupo. É o ‘superlativo relativo’. Isso é muito útil para comparar imóveis, por exemplo!

O Superlativo Relativo no Português

O superlativo relativo é usado para indicar que um elemento possui uma característica em seu grau máximo ou mínimo dentro de um grupo específico. Ele é “relativo” porque a comparação é feita em relação a um conjunto.

Estrutura Básica:

Artigo Definido (o/a/os/as) + mais/menos + Adjetivo + de / dentre + (o grupo)

  • O/A/Os/As: Sempre usamos o artigo definido (the). Ele deve concordar em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com o substantivo.

  • Mais: Para indicar o grau máximo (“the most…”).

  • Menos: Para indicar o grau mínimo (“the least…”).

  • Adjetivo: A característica que está sendo comparada.

  • De / Dentre: Essas preposições são usadas para introduzir o grupo ao qual o elemento pertence ou entre os quais ele se destaca. ‘De’ é mais comum e informal; ‘dentre’ é um pouco mais formal.

  • (O grupo): O conjunto de coisas ou pessoas que estão sendo comparadas.

Exemplos em Português:

  1. Aquele é o apartamento mais caro do bairro.

  2. Esta é a cozinha mais espaçosa da casa.

  3. Eles são os alunos mais dedicados da turma.

  4. Ela é a pessoa menos pontual dentre os meus amigos.

Comparação Detalhada com o Inglês (Para Estrangeiros)

No inglês, o superlativo é formado de duas maneiras principais:

  • Com o sufixo -est para adjetivos curtos (e.g., “tallest”, “biggest”).

  • Com “the most” / “the least” para adjetivos mais longos (e.g., “the most beautiful”, “the least important”).

O Superlativo Relativo em Português Corresponde Diretamente ao “The + -est” ou “The most/least + Adjective” do inglês.

Principais Semelhanças:

  • Ambos indicam o grau extremo de uma qualidade.

  • Ambos usam um artigo definido (“the” em inglês, “o/a/os/as” em português).

Principais Diferenças e Pontos de Atenção para um Estrangeiro:

  1. Consistência da Estrutura:

    • Em inglês: A forma do superlativo muda dependendo do adjetivo (sufixo -est vs. most/least).

    • Em português: A estrutura é sempre a mesma: [artigo] + mais/menos + [adjetivo]. Não importa o tamanho do adjetivo!

      • Inglês: “the tallest” -> Português: “o/a mais alto/a”

      • Inglês: “the most comfortable” -> Português: “o/a mais confortável”

      • Isso é uma vantagem para o aluno! A regra é mais simples e consistente.

  2. Uso do Artigo Definido:

    • Tanto no inglês quanto no português, o superlativo exige o uso do artigo definido.

    • Inglês: the tallest, the most expensive.

    • Português: o/a/os/as mais alto/a, o/a/os/as mais caro/a.

      • Lembrete: O artigo em português deve concordar em gênero e número com o substantivo que está sendo descrito. Ex: “A casa mais cara” (feminino singular), “Os carros mais rápidos” (masculino plural).

  3. Especificando o Grupo:

    • Em inglês, usamos “of” ou “in” para o grupo (e.g., “the tallest of the students“, “the best restaurant in the city“).

    • Em português, usamos principalmente “de” ou “dentre”.

      • “A casa mais antiga da cidade.” (da = de + a)

      • “O filme menos interessante dentre os que assisti.”

Perceberam como é parecido, mas também diferente na estrutura? O importante é lembrar do artigo + mais/menos + adjetivo!

Exemplos Comparativos:

Português (Superlativo Relativo)Inglês (Superlative)
Ele é o aluno mais inteligente da turma.He is the most intelligent student in the class.
Este é o prédio mais alto da cidade.This is the tallest building in the city.
Aquele é o carro menos econômico do mercado.That is the least economical car on the market.
Ela é a pessoa mais engraçada do grupo.She is the funniest person in the group.
Nossa cozinha é a menor da casa.Our kitchen is the smallest in the house.

Vocabulário: Palavras e Seus Opostos (Antônimos) 

Para descrever imóveis, é muito útil saber o oposto das palavras. Vamos ver alguns exemplos comuns!

PalavraOposto (Antônimo)
grandepequeno
claroescuro
modernoantigo
ensolaradosombrio
barulhentotranquilo / silencioso
novovelho
espaçosoapertado
bonitofeio
carobarato
bem localizadomal localizado
arejadoabafado
bomruim
confortáveldesconfortável

Pensem em um objeto na sala de aula. Ele é grande ou pequeno? Novo ou velho?

Exercícios de Fixação: Aula de Conversação e Expressões

Vamos praticar! Usem tudo o que aprenderam para responder aos exercícios.


1: Complete com “Ficar de Olho”

Complete as frases usando a expressão ‘Ficar de olho’ na conjugação correta (presente do indicativo) de acordo com o sujeito.

  1. Eu sempre __________________ nas promoções do supermercado.

  2. Por favor, __________________ nas crianças enquanto eu faço o jantar.

  3. Nós __________________ na previsão do tempo para o fim de semana.

  4. Minha mãe __________________ no meu irmão quando ele está doente.

  5. Vocês __________________ nas notícias do Brasil?


2: Oposto do Adjetivo

Dê o oposto do adjetivo em cada frase, reescrevendo-a se necessário para manter o sentido.

  1. Meu apartamento é muito pequeno. Meu apartamento é muito _______________.

  2. Eu não gosto de ambientes escuros. Eu gosto de ambientes __________________.

  3. Aquele prédio é muito moderno. Aquele prédio é muito __________________.

  4. Minha vizinha tem um cachorro muito barulhento. Minha vizinha tem um cachorro muito ________________.

  5. Este sofá é desconfortável. Este sofá é __________________.


3: Escolha a Expressão de Necessidade

Escolha a melhor expressão para cada frase: tenho que / preciso de / é preciso / é necessário.

  1. Para aprender português, ________________ estudar todos os dias.

  2. Eu ________________ comprar um presente para o aniversário da minha irmã.

  3. Nós ________________ viajar para ver nossa família nas férias.

  4. ________________ organizar a casa para receber visitas.

  5. Você ________________ ajuda para carregar essas caixas?


4: Superlativo Relativo

Complete as frases usando o superlativo relativo (o/a/os/as + mais/menos + adjetivo).

  1. Minha avó faz ___________________ (bolo gostoso) da família.

  2. Este é ___________________ (filme interessante) que eu já vi.

  3. O Rio de Janeiro é ___________________ (cidade bonita) do Brasil.

  4. Ele é ___________________ (aluno dedicado) da turma.

  5. Aquela é ___________________ (opção barata) do menu.


5: Perguntas sobre um Imóvel (Resposta Curta)

Responda as perguntas como se você estivesse descrevendo um apartamento ideal.

  1. Tem quantos quartos? ___________________

  2. Tem suíte? ___________________

  3. Tem elevador? ___________________

  4. É permitido ter cachorro? ___________________

  5. É barulhento ou silencioso? ___________________


6: Contrações com Preposições (Em / De)

Complete com a contração correta (neste/a, nesse/a, naquele/a ou deste/a, desse/a, daquele/a).

  1. Eu moro __________________ rua (aqui onde estou).

  2. Você pegou a chave __________________ mesa (aí ao seu lado)?

  3. Eles foram passar o fim de semana __________________ sítio (lá longe).

  4. Eu gosto da cor __________________ carro (que você está dirigindo).

  5. Não quero falar __________________ assunto (que você mencionou).


7: Adjetivos e Verbos de Conservação

Complete as frases com um adjetivo para o ambiente e um verbo de conservação.

  1. Meu quarto estava muito ___________________, então eu precisei ___________________ ele.

  2. A parede da sala ficou ___________________ depois que nós a ___________________ de azul.

  3. Este ambiente é muito ___________________, mas a geladeira precisa de ___________________ (substantivo).


8: Use “Entrar com o Pé Direito” ou “Fazer das Tripas Coração”

Escolha a expressão idiomática correta para cada situação e use-a na frase.

  1. (Para descrever um começo de sucesso) “Consegui a vaga de emprego! Acho que ___________________.”

  2. (Para descrever um esforço extremo) “A prova estava muito difícil, mas eu ___________________ e passei!”

  3. (Para descrever um bom começo de ano) “O ano começou com muitas boas notícias. Estou sentindo que eu ___________________.”


9: Escolha o Pronome Demonstrativo e Advérbio de Lugar

Complete as frases usando o pronome demonstrativo (este/a, esse/a, aquele/a) e o advérbio de lugar (aqui, aí, lá) corretos.

  1. __________________ caneta ________________ (na minha mão) é nova.

  2. Por favor, me dê __________________ livro ________________ (perto de você).

  3. Você conhece __________________ pessoa ________________ (distante de nós)?


10: Pequeno Parágrafo: Descrevendo um Imóvel Ideal

Imagine a casa ou apartamento dos seus sonhos. Descreva-o em 3 ou 4 frases, usando pelo menos um superlativo, dois adjetivos da nossa lista de opostos, e uma frase sobre o que é permitido ou é preciso fazer nesse lugar.

Exemplo: “Minha casa ideal seria a mais espaçosa da rua. Ela teria uma sala muito clara e um quintal grande. Lá, é permitido ter muitos animais e é preciso cuidar do jardim todos os dias.”

Seu parágrafo:

___________________________________

___________________________________

___________________________________

Expressão Idiomática “FICAR DE OLHO”

A expressão “ficar de olho” é super comum no dia a dia do português e significa ficar muito atento, vigiando ou observando algo ou alguém com atenção. É como se você estivesse usando seus olhos de forma concentrada para não perder nenhum detalhe ou para garantir que algo esteja sob controle.

Usamos “ficar de olho” quando:

  • Precisamos prestar atenção a uma situação que pode mudar.

  • Estamos cuidando de algo ou alguém para que nada de errado aconteça.

  • Queremos monitorar um evento ou uma pessoa.

Exemplos:

  1. No dia a dia: “Fique de olho no jornal para saber se haverá greve de ônibus.”

    • Significado: Mantenha-se atento às notícias no jornal para saber sobre a greve.

  2. Cuidando de alguém: “Vou ficar de olho no bebê para saber se a tosse dele diminui.”

    • Significado: Vou observar atentamente a tosse do bebê para ver se ela melhora.

  3. Em uma situação de compra: “Esse celular está em promoção. Vou ficar de olho para ver se o preço baixa mais.”

    • Significado: Vou monitorar o preço do celular com atenção.

  4. Em um evento: “O show vai começar em breve, então é bom ficar de olho no palco.”

    • Significado: Preste atenção ao palco para não perder o início do show.

  5. Com uma planta ou animal: “Minha planta nova está um pouco murcha. Vou ficar de olho nela para ver se melhora com água.”

    • Significado: Vou observar a planta com cuidado.

Essa expressão é bem versátil e pode ser usada em contextos que vão desde a vigilância literal até a atenção a uma informação ou processo!

Atividade de Aplicação

Vamos praticar o superlativo e o vocabulário de opostos!

Atividade 1: Crie Frases com Superlativos.

  • “Pense em algo que você conhece. Qual é o/a [adjetivo] mais/menos [do grupo]?”

    • Ex: “Qual é o seu cômodo mais organizado da sua casa?”

    • Ex: “Qual é o lugar mais barulhento da sua cidade?”

Atividade 2: Diga o Oposto.

  • Professor diz uma palavra da tabela de opostos e os alunos dizem a palavra oposta.

    • Ex: Professor: “Grande!” Aluno: “Pequeno!”

  • Qual é a sua rotina diária? Você acorda cedo ou tarde?

  • Descreva sua casa ou apartamento. O que você mais gosta nela?

  • Qual é a sua comida favorita? Você sabe cozinhar?

  • O que você fez no último fim de semana?

  • Você tem que trabalhar ou estudar hoje? O que você precisa fazer?

  • Qual é a profissão dos seus pais?

  • Você prefere cidades grandes ou pequenas? Por quê?

  • O que é permitido fazer na sua sala de aula? E o que é proibido?

  • Se você pudesse reformar um cômodo da sua casa, qual seria e o que você faria?

  • Você já entrou com o pé direito em alguma situação? Conte-me sobre ela.

  • Qual é a pessoa mais engraçada que você conhece? Por quê?

  • O que você faz para cuidar da sua saúde?

  • Você prefere ambientes claros ou escuros? Por quê?

  • Qual é o seu lugar favorito na sua cidade?

  • Você já viajou para outro país? Qual?

  • O que você acha mais difícil de aprender em português?

  • Qual é o seu tipo de filme ou série favorito?

  • Você gosta de praticar esportes? Qual esporte?

  • O que você precisa fazer para organizar sua vida?

  • Qual foi a última coisa nova que você aprendeu?

Parabéns, pessoal! Hoje aprendemos a fazer muitas perguntas sobre imóveis, descrever lugares com adjetivos e seus opostos, e usar o superlativo para comparar. Essas ferramentas são muito importantes para o dia a dia. Continuem praticando! Até a próxima aula!