O aluno será capaz de fazer e responder perguntas sobre as características de um imóvel, utilizar adjetivos e seus opostos para descrever lugares, e empregar o superlativo relativo para comparar propriedades, aplicando toda a gramática aprendida anteriormente.
Imagine que você está procurando um apartamento para alugar no Brasil e ligou para o corretor. O texto a seguir é a descrição que o corretor deu. Prestem atenção nas respostas às perguntas que vocês farão!”
Texto: Perguntando sobre um Apartamento para Alugar em Copacabana
“Olá! Eu estou ligando para ter mais informações sobre aquele apartamento para alugar em Copacabana que eu vi na internet. O anúncio diz que ele é o mais espaçoso dentre os de dois quartos daquela rua.
Então, sim, este apartamento tem dois quartos. E sim, um deles tem uma suíte grande e clara. O apartamento tem aproximadamente 85 metros quadrados (85m²). O preço do aluguel é R$ 3.500,00 por mês, e o condomínio custa R$ 900,00. Os dois quartos têm armários embutidos novos, que são bem funcionais.
Sobre a garagem, o apartamento tem apenas uma vaga. Ele fica no quinto andar, mas não se preocupe, o prédio tem elevador e também tem porteiro 24 horas. A sala principal é única e bem ampla, integrada com a sala de jantar. O apartamento é bastante claro durante o dia porque tem janelas grandes.
Ele é bem silencioso para Copacabana, pois fica nos fundos, longe do barulho da rua. E é muito arejado, com uma brisa boa que entra pela janela da sala. Ah, e sim, é permitido ter cachorro de pequeno porte no prédio! Para lazer, o condomínio tem uma pequena academia e um salão de festas; é o salão mais moderno que nós temos.
Se você quiser visitar, é preciso agendar um horário. Este apartamento é uma das melhores opções no momento, apesar de o aluguel ser um pouco caro. Mas vale a pena!
Perguntas de Interpretação do Texto:
O apartamento tem quantos quartos?
Tem suíte?
Tem quantos metros quadrados (1m²)?
Qual o preço do aluguel? E do condomínio?
Os quartos têm armário embutido?
Tem quantas vagas na garagem?
O apartamento fica em qual andar?
Tem elevador? Tem porteiro?
Tem quantas salas? O apartamento é claro?
É silencioso ou barulhento? É arejado?
É permitido ter cachorro no prédio?
Tem área de lazer?
——————————————————————–
—————————————————————
Audio em desenvolvimento
Comparativos I – Superlativo Relativo
Olá, pessoal! Hoje vamos aprender a descrever algo como sendo ‘o melhor’, ‘o maior’ ou ‘o mais’ de um grupo. É o ‘superlativo relativo’. Isso é muito útil para comparar imóveis, por exemplo!
O Superlativo Relativo no Português
O superlativo relativo é usado para indicar que um elemento possui uma característica em seu grau máximo ou mínimo dentro de um grupo específico. Ele é “relativo” porque a comparação é feita em relação a um conjunto.
Estrutura Básica:
Artigo Definido (o/a/os/as) + mais/menos + Adjetivo + de / dentre + (o grupo)
O/A/Os/As: Sempre usamos o artigo definido (the). Ele deve concordar em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com o substantivo.
Mais: Para indicar o grau máximo (“the most…”).
Menos: Para indicar o grau mínimo (“the least…”).
Adjetivo: A característica que está sendo comparada.
De / Dentre: Essas preposições são usadas para introduzir o grupo ao qual o elemento pertence ou entre os quais ele se destaca. ‘De’ é mais comum e informal; ‘dentre’ é um pouco mais formal.
(O grupo): O conjunto de coisas ou pessoas que estão sendo comparadas.
Exemplos em Português:
Aquele é o apartamento mais caro do bairro.
Esta é a cozinha mais espaçosa da casa.
Eles são os alunos mais dedicados da turma.
Ela é a pessoa menos pontual dentre os meus amigos.
Comparação Detalhada com o Inglês (Para Estrangeiros)
No inglês, o superlativo é formado de duas maneiras principais:
Com o sufixo -est para adjetivos curtos (e.g., “tallest”, “biggest”).
Com “the most” / “the least” para adjetivos mais longos (e.g., “the most beautiful”, “the least important”).
O Superlativo Relativo em Português Corresponde Diretamente ao “The + -est” ou “The most/least + Adjective” do inglês.
Principais Semelhanças:
Ambos indicam o grau extremo de uma qualidade.
Ambos usam um artigo definido (“the” em inglês, “o/a/os/as” em português).
Principais Diferenças e Pontos de Atenção para um Estrangeiro:
Consistência da Estrutura:
Em inglês: A forma do superlativo muda dependendo do adjetivo (sufixo
-estvs.most/least).Em português: A estrutura é sempre a mesma:
[artigo] + mais/menos + [adjetivo]. Não importa o tamanho do adjetivo!Inglês: “the tallest” -> Português: “o/a mais alto/a”
Inglês: “the most comfortable” -> Português: “o/a mais confortável”
Isso é uma vantagem para o aluno! A regra é mais simples e consistente.
Uso do Artigo Definido:
Tanto no inglês quanto no português, o superlativo exige o uso do artigo definido.
Inglês: the tallest, the most expensive.
Português: o/a/os/as mais alto/a, o/a/os/as mais caro/a.
Lembrete: O artigo em português deve concordar em gênero e número com o substantivo que está sendo descrito. Ex: “A casa mais cara” (feminino singular), “Os carros mais rápidos” (masculino plural).
Especificando o Grupo:
Em inglês, usamos “of” ou “in” para o grupo (e.g., “the tallest of the students“, “the best restaurant in the city“).
Em português, usamos principalmente “de” ou “dentre”.
“A casa mais antiga da cidade.” (da = de + a)
“O filme menos interessante dentre os que assisti.”
Perceberam como é parecido, mas também diferente na estrutura? O importante é lembrar do artigo + mais/menos + adjetivo!
Exemplos Comparativos:
| Português (Superlativo Relativo) | Inglês (Superlative) |
| Ele é o aluno mais inteligente da turma. | He is the most intelligent student in the class. |
| Este é o prédio mais alto da cidade. | This is the tallest building in the city. |
| Aquele é o carro menos econômico do mercado. | That is the least economical car on the market. |
| Ela é a pessoa mais engraçada do grupo. | She is the funniest person in the group. |
| Nossa cozinha é a menor da casa. | Our kitchen is the smallest in the house. |
Vocabulário: Palavras e Seus Opostos (Antônimos)
Para descrever imóveis, é muito útil saber o oposto das palavras. Vamos ver alguns exemplos comuns!
| Palavra | Oposto (Antônimo) |
| grande | pequeno |
| claro | escuro |
| moderno | antigo |
| ensolarado | sombrio |
| barulhento | tranquilo / silencioso |
| novo | velho |
| espaçoso | apertado |
| bonito | feio |
| caro | barato |
| bem localizado | mal localizado |
| arejado | abafado |
| bom | ruim |
| confortável | desconfortável |
Pensem em um objeto na sala de aula. Ele é grande ou pequeno? Novo ou velho?
Exercícios de Fixação: Aula de Conversação e Expressões
Vamos praticar! Usem tudo o que aprenderam para responder aos exercícios.
1: Complete com “Ficar de Olho”
Complete as frases usando a expressão ‘Ficar de olho’ na conjugação correta (presente do indicativo) de acordo com o sujeito.
Eu sempre __________________ nas promoções do supermercado.
Por favor, __________________ nas crianças enquanto eu faço o jantar.
Nós __________________ na previsão do tempo para o fim de semana.
Minha mãe __________________ no meu irmão quando ele está doente.
Vocês __________________ nas notícias do Brasil?
2: Oposto do Adjetivo
Dê o oposto do adjetivo em cada frase, reescrevendo-a se necessário para manter o sentido.
Meu apartamento é muito pequeno. Meu apartamento é muito _______________.
Eu não gosto de ambientes escuros. Eu gosto de ambientes __________________.
Aquele prédio é muito moderno. Aquele prédio é muito __________________.
Minha vizinha tem um cachorro muito barulhento. Minha vizinha tem um cachorro muito ________________.
Este sofá é desconfortável. Este sofá é __________________.
3: Escolha a Expressão de Necessidade
Escolha a melhor expressão para cada frase: tenho que / preciso de / é preciso / é necessário.
Para aprender português, ________________ estudar todos os dias.
Eu ________________ comprar um presente para o aniversário da minha irmã.
Nós ________________ viajar para ver nossa família nas férias.
________________ organizar a casa para receber visitas.
Você ________________ ajuda para carregar essas caixas?
4: Superlativo Relativo
Complete as frases usando o superlativo relativo (o/a/os/as + mais/menos + adjetivo).
Minha avó faz ___________________ (bolo gostoso) da família.
Este é ___________________ (filme interessante) que eu já vi.
O Rio de Janeiro é ___________________ (cidade bonita) do Brasil.
Ele é ___________________ (aluno dedicado) da turma.
Aquela é ___________________ (opção barata) do menu.
5: Perguntas sobre um Imóvel (Resposta Curta)
Responda as perguntas como se você estivesse descrevendo um apartamento ideal.
Tem quantos quartos? ___________________
Tem suíte? ___________________
Tem elevador? ___________________
É permitido ter cachorro? ___________________
É barulhento ou silencioso? ___________________
6: Contrações com Preposições (Em / De)
Complete com a contração correta (neste/a, nesse/a, naquele/a ou deste/a, desse/a, daquele/a).
Eu moro __________________ rua (aqui onde estou).
Você pegou a chave __________________ mesa (aí ao seu lado)?
Eles foram passar o fim de semana __________________ sítio (lá longe).
Eu gosto da cor __________________ carro (que você está dirigindo).
Não quero falar __________________ assunto (que você mencionou).
7: Adjetivos e Verbos de Conservação
Complete as frases com um adjetivo para o ambiente e um verbo de conservação.
Meu quarto estava muito ___________________, então eu precisei ___________________ ele.
A parede da sala ficou ___________________ depois que nós a ___________________ de azul.
Este ambiente é muito ___________________, mas a geladeira precisa de ___________________ (substantivo).
8: Use “Entrar com o Pé Direito” ou “Fazer das Tripas Coração”
Escolha a expressão idiomática correta para cada situação e use-a na frase.
(Para descrever um começo de sucesso) “Consegui a vaga de emprego! Acho que ___________________.”
(Para descrever um esforço extremo) “A prova estava muito difícil, mas eu ___________________ e passei!”
(Para descrever um bom começo de ano) “O ano começou com muitas boas notícias. Estou sentindo que eu ___________________.”
9: Escolha o Pronome Demonstrativo e Advérbio de Lugar
Complete as frases usando o pronome demonstrativo (este/a, esse/a, aquele/a) e o advérbio de lugar (aqui, aí, lá) corretos.
__________________ caneta ________________ (na minha mão) é nova.
Por favor, me dê __________________ livro ________________ (perto de você).
Você conhece __________________ pessoa ________________ (distante de nós)?
10: Pequeno Parágrafo: Descrevendo um Imóvel Ideal
Imagine a casa ou apartamento dos seus sonhos. Descreva-o em 3 ou 4 frases, usando pelo menos um superlativo, dois adjetivos da nossa lista de opostos, e uma frase sobre o que é permitido ou é preciso fazer nesse lugar.
Exemplo: “Minha casa ideal seria a mais espaçosa da rua. Ela teria uma sala muito clara e um quintal grande. Lá, é permitido ter muitos animais e é preciso cuidar do jardim todos os dias.”
Seu parágrafo:
___________________________________
___________________________________
___________________________________
Expressão Idiomática “FICAR DE OLHO”
A expressão “ficar de olho” é super comum no dia a dia do português e significa ficar muito atento, vigiando ou observando algo ou alguém com atenção. É como se você estivesse usando seus olhos de forma concentrada para não perder nenhum detalhe ou para garantir que algo esteja sob controle.
Usamos “ficar de olho” quando:
Precisamos prestar atenção a uma situação que pode mudar.
Estamos cuidando de algo ou alguém para que nada de errado aconteça.
Queremos monitorar um evento ou uma pessoa.
Exemplos:
No dia a dia: “Fique de olho no jornal para saber se haverá greve de ônibus.”
Significado: Mantenha-se atento às notícias no jornal para saber sobre a greve.
Cuidando de alguém: “Vou ficar de olho no bebê para saber se a tosse dele diminui.”
Significado: Vou observar atentamente a tosse do bebê para ver se ela melhora.
Em uma situação de compra: “Esse celular está em promoção. Vou ficar de olho para ver se o preço baixa mais.”
Significado: Vou monitorar o preço do celular com atenção.
Em um evento: “O show vai começar em breve, então é bom ficar de olho no palco.”
Significado: Preste atenção ao palco para não perder o início do show.
Com uma planta ou animal: “Minha planta nova está um pouco murcha. Vou ficar de olho nela para ver se melhora com água.”
Significado: Vou observar a planta com cuidado.
Essa expressão é bem versátil e pode ser usada em contextos que vão desde a vigilância literal até a atenção a uma informação ou processo!
Atividade de Aplicação
Vamos praticar o superlativo e o vocabulário de opostos!
Atividade 1: Crie Frases com Superlativos.
“Pense em algo que você conhece. Qual é o/a [adjetivo] mais/menos [do grupo]?”
Ex: “Qual é o seu cômodo mais organizado da sua casa?”
Ex: “Qual é o lugar mais barulhento da sua cidade?”
Atividade 2: Diga o Oposto.
Professor diz uma palavra da tabela de opostos e os alunos dizem a palavra oposta.
Ex: Professor: “Grande!” Aluno: “Pequeno!”
Qual é a sua rotina diária? Você acorda cedo ou tarde?
Descreva sua casa ou apartamento. O que você mais gosta nela?
Qual é a sua comida favorita? Você sabe cozinhar?
O que você fez no último fim de semana?
Você tem que trabalhar ou estudar hoje? O que você precisa fazer?
Qual é a profissão dos seus pais?
Você prefere cidades grandes ou pequenas? Por quê?
O que é permitido fazer na sua sala de aula? E o que é proibido?
Se você pudesse reformar um cômodo da sua casa, qual seria e o que você faria?
Você já entrou com o pé direito em alguma situação? Conte-me sobre ela.
Qual é a pessoa mais engraçada que você conhece? Por quê?
O que você faz para cuidar da sua saúde?
Você prefere ambientes claros ou escuros? Por quê?
Qual é o seu lugar favorito na sua cidade?
Você já viajou para outro país? Qual?
O que você acha mais difícil de aprender em português?
Qual é o seu tipo de filme ou série favorito?
Você gosta de praticar esportes? Qual esporte?
O que você precisa fazer para organizar sua vida?
Qual foi a última coisa nova que você aprendeu?
Parabéns, pessoal! Hoje aprendemos a fazer muitas perguntas sobre imóveis, descrever lugares com adjetivos e seus opostos, e usar o superlativo para comparar. Essas ferramentas são muito importantes para o dia a dia. Continuem praticando! Até a próxima aula!

