Compreensão Auditiva e Vocabulário de Debate: Lei da Palmada | Prática de Português Básico-Intermediário (A2/B1)

Você assistirá a uma reportagem do Jornal Hoje, exibido pela emissora Rede Globo, sobre o projeto de lei que proíbe o castigo físico em crianças como medida educativa.
A seguir, responda ás perguntas de acordo com seu nível:

O vídeo trata de um projeto de lei que proíbe o castigo físico em crianças, o que foi popularmente chamado de “Lei da Palmada”.

5 Perguntas de Nível A1 e A2 sobre a “Lei da Palmada” com foco no vídeo💬

Nível A1 (Iniciante)

1-Qual é o nome do projeto de lei que está sendo discutido no Congresso Nacional?

2-De acordo com a mãe de João, Mariana, o que ela faz quando o filho grita e faz birra?

3-O que as pessoas na rua estavam votando no papel? (Elas estavam a favor ou contra o projeto?)

Nível A2 (Básico)

1-Segundo a psicóloga Marcela Cadima, qual é o problema do castigo físico (como a palmada) na educação das crianças?

2-Qual é a opinião da psicóloga Marisa Brito sobre o projeto de lei? Ela acha que a lei é eficaz ou inócua?

5 Perguntas de Conversação (A1/A2): Dê a sua opnião

Nível A1 (Foco: Respostas Simples e Opinião Básica)

1-O que é castigo físico? (Ex: Palmada, puxão de orelha). Você é a favor de castigar as crianças?

2-Quando você era criança, seus pais usavam a palmada? Sim ou não?

3-Você acha que conversar com a criança é mais importante do que punir?

Nível A2 (Foco: Explicação Simples e Experiência)
1-O vídeo fala que a lei quer proibir a palmada. Você acha que uma lei pode mudar a forma como os pais educam? Por quê?

2-Qual é a melhor maneira de ensinar uma criança a se comportar? Dê um ou dois exemplos. (Ex: Tirar um brinquedo, dar um tempo, conversar).

Para o Nível B1 (Intermediário), as perguntas devem exigir que o aluno justifique, compare e use vocabulário mais específico e conectores (como contudo, embora, por conseguinte).

Perguntas de conversação de Nível B1 sobre o tema da “Lei da Palmada” e a educação dos filhos, baseadas no vídeo:

1-A psicóloga Marisa Brito defende que a lei é inócua e prefere campanhas educativas para mudar as concepções dos pais. Em sua opinião, qual abordagem (lei ou conscientização) seria mais efetiva para gerar uma mudança duradoura no comportamento dos pais? Justifique sua resposta.

2-O vídeo mostra que, na prática, alguns pais ainda recorrem à palmada por perderem a paciência ou porque sentem que o diálogo não funciona. Como o Estado ou a escola poderiam apoiar esses pais a encontrarem métodos de disciplina mais eficazes e menos violentos?

3-O Congresso discute proibir castigos físicos moderados ou não. Qual é o seu posicionamento sobre a intervenção do Estado na esfera privada da família? Você acredita que existe um “limite” de punição que deveria ser permitido?

4-A lei propõe que os pais que a desobedecerem sejam obrigados a fazer tratamento psicológico. Você considera que essa medida é justa e suficiente? Que tipo de impacto positivo ou negativo essa obrigação legal pode ter na relação entre pais e filhos?

5-O debate sobre a lei reflete uma mudança cultural na sociedade. Em seu país de origem, existe uma discussão semelhante sobre castigo físico? Quais são as diferenças e semelhanças mais notáveis entre a visão brasileira e a cultura do seu país nesse aspecto?

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É fundamental que, no Nível B1, as perguntas de conversação do Celpe-Bras exijam do aluno a capacidade de justificar, comparar e defender um ponto de vista de forma estruturada.

Perguntas de Conversação no Estilo Celpe-Bras (Nível B1) ao estilo do exame oral💬
  1. O vídeo apresenta a Lei da Palmada como o fim da “palmadinha educativa”. Como você define a linha tênue entre uma “punição educativa” e uma forma de agressão? Em que ponto a intervenção física se torna contraproducente para a educação da criança?

  2. A psicóloga Marcela Cadima afirma que o castigo físico provoca sentimentos como medo e revolta. Em contrapartida, qual é a sua opinião sobre a afirmação de que impor limites de forma rígida (sem ser física) é essencial? Cite exemplos de métodos não-físicos que você considera eficazes.

  3. A reportagem sugere que o projeto de lei obriga os pais infratores a fazerem tratamento psicológico. Você concorda com a obrigatoriedade deste tratamento? Qual seria a responsabilidade do Estado nesse processo, para além da punição, visando realmente a reeducação parental?

  4. O debate sobre a lei da palmada reflete uma mudança cultural na criação dos filhos. Compare a mentalidade de educação que você percebe no Brasil, com base no vídeo, e a mentalidade de criação de filhos em seu país de origem. Quais são as diferenças mais significativas na disciplina infantil?

  5. Em uma sociedade que valoriza cada vez mais o diálogo, quais são os desafios práticos que os pais enfrentam para manter a calma e a paciência (como mencionado no vídeo) em situações de crise com os filhos? Como o apoio da comunidade ou do condomínio (como nos exemplos das suas redações anteriores) poderia mitigar essa dificuldade?

Assunto do Vídeo: Projeto de lei que proíbe o castigo físico em crianças (Lei da Palmada).

Gênero Textual Sugerido: Nota de Opinião Curta (como um comentário em rede social ou mural de condomínio).

Título da Proposta: Opinião sobre a Educação dos Filhos
Nível A1/A2: O que você acha? (Foco em Concordância e Vocabulário Básico)
Imagine que você está escrevendo um breve comentário para o site do telejornal para dar a sua opinião sobre a nova lei.

O que escrever (Estrutura Mínima):

Introdução: Diga se você está A FAVOR ou CONTRA a nova lei. (Use: Eu sou a favor / Eu sou contra…)

Argumento 1: Dê uma razão simples para sua escolha. Por que você acha isso? (Use: Eu acho que é bom porque… / Eu acho que não é bom porque…)

Conclusão: Diga o que é mais importante na educação das crianças. (Use: O mais importante é…)

Gramática e Vocabulário Essencial (A1):

Verbos no Presente do Indicativo (ser, estar, achar, gostar).

Expressões de opinião (Eu acho que, Na minha opinião).

Vocabulário: criança, filho(a), bater/palmada, conversar, educar, lei, bom/ruim.

Tamanho Recomendado: 3 a 4 frases simples.

Nível B1: Converse e Compare (Foco em Conectivos e Justificativa)
Imagine que você está escrevendo um post para um fórum de pais no Brasil, comparando a educação antiga com a educação atual.

O que escrever (Estrutura Mínima):

Introdução: Apresente o tema (A lei da palmada / A forma de educar).

Argumento 1 (Passado): Fale sobre como a educação era antes (Use verbos no Pretérito Imperfeito ou Passado Simples). Você usava a palmada quando criança? (Use: No passado, os pais faziam… / Quando eu era criança…)

Argumento 2 (Presente): Diga como a educação deve ser hoje e use um conectivo (como mas, e, porque). (Use: Hoje é melhor… / Mas é importante que os pais…)

Conclusão/Conselho: Dê um conselho para os pais (Use: dever + infinitivo). (Use: Os pais devem sempre…)

Gramática e Vocabulário Essencial (A2):

Contraste de tempos verbais: Presente (Hoje) vs. Passado (era, fazia).

Conectivos (mas, porque, por isso, hoje, antes).

Vocabulário: diálogo, paciência, punição, limite, agressão, conversar, proibido/permitido.

Tamanho Recomendado: 5 a 6 frases mais elaboradas.

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